opinião

10% da Banda Larga, Mito ou Realidade?

Esse papo de 10% de banda de internet garantida é papinho. O problema não é do provedor de acesso. E sim do servidor que não consegue oferecer na sua velocidade. Não é você que não tem 10 megas. É o servidor que você está acessando que não consegue atingir essa velocidade.

Como comprovar?

Speedtest.net, download do MySQL, download do Firefox são exemplos de sites com capacidade suficiente para que você possa medir a sua velocidade. Site como o megaupload(gratuito) ou coisa do tipo nem pensar. O Speedtest.net já te dá o resultado na hora no caso de download é preciso ver a taxa de donwload.

Lembre-se que a taxa de download é fornecida em MByte. O provedor de internet geralmente informa os Mbits. 1 byte = 8 bits.

Se você tem 10 Megas(bits) divida por 8. Sua taxa de download deve estar perto de 1.2 MB/s.

Existe uma perda marginal de 6% em média. Ou seja 10 Megas(bits) contratados devem permitir no maximo 9.4 Megas(bits). Essa perda é devido ao empacotamento e varia de acordo com a tecnologia da banda larga. Para facilitar as contas pode arredondar para 10%.

Se estiver fora disso, reclame!

Essa conta não vale para 3G. Por que tem sombra, interferência de sinal, etc. Essa conta vale apenas para banda larga fixa.

A operadora tem as suas artimanhas é claro. Fechar a portas por exemplo. HTTP(80), FTP(21) são algunas exemplos. Isso evita que seu computador seja usado como servidor. Por isso até existe a diferença entre velocidade de download e upload. Esse último geralmente muito menor que o primeiro. Claro que você pode configurar o seu FTP server para rodar numa porta diferente e não bloqueada.

Outra coisa é o traffic shaping. Limitar o tráfego não por porta mas por tipo de transferência. Nesse caso não adiantaria alterar a porta do FTP. O protocolo FTP estaria bloqueado.

O maior exemplo de traffic shaping é limitar a velocidade do torrent. Só que isso para mim é mito. Por quê?

Existe várias fatores que prejudicam o seu torrent: Número de seed/peers, roteador, sistema operacional. Já ajudei varias pessoas com traffic shaping. E todos os casos era de má configuração.

Meu caso quando usava um roteador D-Link. Ele segurava apenas 256 conexões. Enquanto o Torrent tentava abrir 512. Já viu a doidera né? Na época tinha o XP com o seu max hal-connction também. Quando casei todos os números ficou perfeito.

Por garantia, não custa deixar a porta do torrent randômica e criptografar a transferência.

Esse eu não posso por na conta da operadora. Tá mais para a o seu ambiente.

Um dos temores que tinha do Airport Extreme/Time Capsule era que ele não suportasse o meu perfil de uso. Surpreendentemente ele passou com louvor. E sem nenhuma configuração. Ese é o principal motivo de admiração que tenho pelos roteadores Apple.

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar