dicas

A bateria do meu iPhone viciou?

Pergunta: a bateria do meu iPhone 3GS de 2 anos só dura 4 horas quando faço acesso 3G. A Apple diz que deveria durar 5 horas. Viciou? Devo trocar a minha bateria?

A questão é em que condições a Apple executou esse teste. Garanto a você que se você fizer um download via 3G, jogando algum game com o brilho na tela ao máximo, considere-se um sortudo se a bateria durar mais de 2 horas.

Muito provavelmente o teste foi realizado com acesso “esporádico” à internet, com o brilho da tela pela metade. Algumas funções desabilitadas como o Blueetooth, “Perguntar para se conectar às redes Wi-Fi”, e por aí vai.

A sua bateria está bem normal. Só seria crítico se a bateria do seu iPhone fosse consumida em 4 horas com ele em repouso. Se isso acontecer recomendo um restore às configurações de fábrica, configurando como um novo iPhone. Ou seja, descartando os dados .

Sim, é drástico. Pode-se tentar desabilitar algumas funcionalidades. E assim resolver. Mas o que tem surtido mais efeito é o restore completo.

Não encontrei maiores detalhes sobre as condições dos testes da bateria feitos pela Apple em seus dispositivos. Exceto para o do iPad 2. Lei abaixo:

Testes conduzidos pela Apple em fevereiro de 2011 usando unidades de pré-produção e software do iPad 2. Os testes consistiram em descarga total da bateria executando as seguintes tarefas: reprodução de vídeo, reprodução de áudio e navegação pela Internet usando Wi-Fi ou 3G. O conteúdo de vídeo consistiu na repetição de um filme de 2 horas e 23 minutos, adquirido na iTunes Store. O conteúdo de áudio consistiu em uma lista de reprodução compreendendo 358 faixas diferentes de áudio, uma combinação de conteúdo importado de CDs usando o iTunes (codificação AAC a 128 Kbps) e músicas compradas na iTunes Store (codificação AAC a 256 Kbps). Os testes de uso da internet com tecnologia Wi-Fi e 3G foram conduzidos usando uma rede e servidores dedicados de internet e e-mail, navegando por versões reduzidas de 20 páginas populares da internet, e recebendo e-mail uma vez a cada hora. Todas as configurações foram padrão, exceto que Wi-Fi estava associada a uma rede (exceto para navegação na Internet via 3G) e que a função Wi-Fi Ask to Join Networks e Auto-Brightness estavam desativadas. A duração da bateria depende das configurações do dispositivo, do uso e de vários outros fatores. Os testes com bateria são conduzidos usando unidades especiais de iPad 2; os resultados reais podem variar.

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar