opinião

Apple TV 3 vale a pena?

Sempre vale, né? Entretanto, vamos levantar alguns pontos para discussão.

Quais as diferenças do modelo anterior?

A principal novidade é a saída em 1080p, ao invés dos 720p.

O hardware ganhou um processador A5 single-core. Não é o A5X. É o da linha do iPad 2 e iPhone 4S. Mas neles o chip é dual-core. Ou seja, é “limitado”. Claro que dá conta dos 1080p. E é um sinal claro que o Apple TV ainda é um hobby. Nada de apps para o Apple TV tão cedo. Se estivesse nos planos a curtos prazo da empresa ao menos um chip dual-core.

Ciclo de Atualização

O Apple TV foi lançado no início de 2007. A segunda geração veio em setembro de 2010. Acrescente o fato da Apple ter deixado claro com o Mountain Lion, o OS X 10.8, que ela está interessado em manter um ciclo anual de atualização. Acredito numa atualização do Apple TV em 2013.

Vale a pena?

Considere as seguintes perguntas:

  • Vou adquirir conteúdo 1080p na iTunes Store? Ainda lá a oferta é bem restrita. Ao menos no momento. Acredito que será resolvido isso em breve, logo ignore essa reflexão. Considere a oferta de 1080p fora na iTunes Store. As rede de televisão só oferecem 720p. Claro que com a iTunes disponibilizando séries em 1080p, elas loga estarão na internet. Mas levará um ou dois dias. Diferente da versão padrão e 720p que são disponibilizadas praticamente no instante que termina a exibição na TV.
  • Tenho banda para 1080p? Ainda que tenha sido feita uma otimização no codec do 1080p, estimo ser necessário uma banda de 7mbps. 10mpbs para fica mais seguro. Se a sua banda for até 5mbps, vai ficar complicado.
  • Quer usar a nova versão do firmware do Apple TV? O 5.0? Essa versão roda tanto na 2ª quanto na 3ª geração.
  • Vou usar o JailBreak, XMBM ATV Flash e afins? Ainda não existe Jailbreak para o 5.0, o que deve ser resolvido em breve. Ainda assim o A5 single-core é bastante restrito no poder de fogo. Não toca com folga um mkv Full HD com alto fluxo de dados. Isso pode ser um limitante ao querer tornao o seu Apple TV 3 numa “central de mídia”.

Não desamine. Eu quero, sim, comprar um Apple TV 3ª geração. E vários de 2ª geração. Aproveita a queda do preço e colocar um 2ª geração em cada TV. Deixando na TV principal uma 3ª geração.

Tenho motivos para acreditar que apenas se você tem um real interesse no 1080p, o Apple TV 3ª geração vale a pena.

Por algum motivo que talvez ainda não consiga expressar, ponho mais fé na próxima geração que na atual.

 

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close