reviews

Armazenamento na Nuvem

Hoje existem 5 grandes players. Dropbox, Box.com, SugarSync, SkyDrive e Google Drive.

Do ponto de vista técnico o Dropbox ganha com facilidade. Ele é o mais rápido no sincronismo. Gerencia melhor o upload para não atrapalhar o uso da internet.

E o grande diferencial para mim. É o sistema de arquivos do iOS. Diversos apps integraram suas soluções ao Dropbox.

Parte Técnica

O app do Dropbox no OS X é bem construído permite copiar os links públicos no Finder. Mas obriga que todos os seus arquivos estejam numa determinada pasta. O SkyDrive e o Google Drive exigem a mesma coisa.

Se você quer selecionar diversas pastas o melhor é fazer uso do SugarSync.

Em termos de recursos computacionais. O Google Drive devora fixos 3% enquanto os demais giram em 0,1%-1,4%. Muitos usuários reclamaram do processamento voraz do Google Drive. Acredito que isso esteja relacionado à uma carga inicial. Hoje, lançamento do Google Drive, os serviços do Google como um todo ficaram bastante lentos aqui no Brasil. Inclusive o YouTube.

Espaço

O Dropbox oferece 2GB gratuitos. E a cada usuário recomendado ganha-se 0.5GB. Até o limite de 16GB, se não me engano.

O iCloud oferece 5GB. SugarSync 5GB. SkyDrive 25GB. Box.com 50GB, se você instalar o app mobile.

Preço

Com USD100 anuais você leva 50GB. Isso no Dropbox, iCloud. No SugarSync leva-se 60GB. Mas está na mesma ordem de grandeza. O box.com oferece 25GB por USD60. Caro.

Há também o armazenamento da Amazon. O Amazon Cloud Drive. 5GB gratuitos. E 100GB por USD100 anuais.

O Google Drive é agressivo. Oferece 100GB por 60USD anuais. Compartilhados com o Picasa. E você ainda aumenta o limite do seu Gmail para 25GB.

Mas o SkyDrive é campeão. Oferece os mesmos 100GB por USD50 anuais.

Diferenciais

O Google Drive oferece uma integração bastante boa com o Google Docs. Se o foco for documentos pode ser uma boa.

O Dropbox, ao que tudo indica, deve aprontar alguma coisa associado às fotos. Ao menos, na versão beta temos um “Camera Upload”. Teremos aí um álbum na web decente?

Resultado

Ainda fico com o Dropbox. O espaço que tenho me atende perfeitamente bem. Armazeno lá os meus arquivos de trabalhos do momento. Quando o projeto é arquivado, fica apenas no meu notebook. E no backup, é claro.

Se você tiver alguma particularidade no tamanho de arquivos, ou alguma necessidade de compartilhamento, um outro serviço pode se adequar melhor.

Há quem goste de usar o armazenamento na nuvem como backup. Não há nada de errado. Mas prefiro outras soluções mais apropriadas. Como : iDrive, BackBlaze, CrashPlan, etc.

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar