notícias

Bateria Estufada do MacBook Pro

bateria-estufada

Umas 3 semanas atrás, aproveitando que coloquei memória extra no mac de um amigo, resolvi abrir meu MacBook Pro para fazer uma limpeza. Sempre acumula poeira, pelo, … no respiro, principalmente quem usa o Mac em cima de tecido, como numa cama.

bateria-estufada-mac

Quando tirei o primeiro parafuso, a tampa pulou! Pensei que estivesse empenada.

Mas era a bateria estufada.

Pensei em usar com a bateria desconectada. Mas isso retira 50% da performance.

A fonte não consegue alimentar todo o Mac nos picos. Esse tanto é compensando pelo energia armazenada na bateria. Por isso que não há muito problema em usar o notebook conectado 100% do tempo da tomada. A bateria está “sempre” sendo usada.

Deixei conectada e fui procurar uma nova bateria. A Apple só vende bateria externas. A partir de 2009, com o unibody, as baterias passaram a ser internas e trocadas como serviços. Uma bateria na Apple BR custa uns BRL 650.

Importar, seja Amazon ou ebay, é uma opção, mas é demorado. Por sorte consegui uma no Mercado Livre.

Mas precisa de uma chave pentalobe p6 para remover o parafuso. Só é usada no modelo 2009. Em 2010 passou a ser a Tri-Wing Y1.

chave-pentalobe-p6

Essa pentalobe p6 é bem difícil de achar. Fora que o tamanho não é universal. Consegui resolver graças ao Victor Finkelstein da AppleMania que me conseguiu uma.

Agora está tudo bem. Tudo dentro dos conformes. Bateria trocada.

Uma coisa que me atentou foi que o estado da bateria estava “verificar” em Menu Maça -> Sobre Este Mac -> Mais Informações -> Relatório do Sistema -> Alimentação -> Condição. Agora está normal.

Fiquei em dúvida se deixasse a bateria estufando receberia uma mensagem mais contundente para trocá-la antes de empenar a tampa do fundo.

geekbenck-mbp-2009
Performance com bateria original

geekbenck-mbp-2009-sem-bateria
Performance sem bateria

geekbenck-mbp-2009-nova-bateria
Performance com a nova bateria

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar