perguntas

Como comprar ações da Apple?

Você sabe o que é AAPL11b?

Mas antes disso…

Várias pessoas já me perguntaram isso. É comum enxergarem o mercado financeiro como um jogo de apostas. Nada mais errado. Para investir em ações é preciso estudar muito.

Não é um método de dinheiro fácil. Isso de dinheiro fácil não existe.

Dito isso. Vou responder a pergunta:

O mercado americano tem o conceito de ADR. American Depositary Receipt. É o que faz a Petrobras, por exemplo, para negociar suas ações lá na bolsa americana. Os americanos não compram o papel PETR4. E sim uma ADR da PETR4 que para efeitos práticos tem o mesmo “valor”.

E existe o BDR. Brazilian Depositary Receipt.

Por meio das BDR é possível comprar ações da Apple, Google, Microsoft, Amazon, Dell, Netflix, Coca-Cola, etc.

Veja a lista completa de BDR’s.

Os pápeis da Apple tem o código AAPL11b. Espie a cotação.

Mas calma…

Alguns dos BDR’s não estão disponíveis para investidor comum. A Apple é um desses casos ( é o caso também das empresas que citei acima). Eles são BDR não patrocinados. Esses só podem ser adquiridos por fundos de investimentos, instituições financeiras, administradores de carteiras…. Enfim profissionais do ramo.

Para você pessoa física comprar uma BDR da Apple, leia-se ação da Apple, é preciso se associar a algum desses fundos. Ou seja, a AAPL11B não é negociada no seu homebroker. Nem na mesa de operações. Mas é totalmente possível e legal efetuar a compra.

A cotação da AAPL11b parece 10 menor que a original, AAPL

Sim. Isso porque o emissor do certificado assim decidiu. Cada AAPL11B equivale a 1/10 da AAPL.

Em tempo, o preço do papel da AAPL é, na data de hoje, 1090dilmas. A PETR4 23dilmas. Apesar da ação da Apple ter um valor 47 vezes maior que o da Petrobras, isso não significa que a Apple é 47 vezes maior que a Petrobras.

Nesse conta há que considerar o número de ações. A Petrobras já realizou diversos desdobramentos. Hoje, ela conta com 13bilhões de ações ao valor de 23dilmas. Uma capitalização de R$338bilhões. A capitalização da Apple é de R$1trilhão. Ou seja a Apple é 3 vezes maior que a Petrobras.

E lembre-se: antes de investir, estude o mercado!

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar