Você perdeu o seu Mac. Será que você pode fazer alguma coisa?
Caso você tenha habilitado o “Buscar Meu Mac”, sim. Você pode fazer muita coisa.
Para habilitar é muito fácil. Basta ter o Lion 10.7.2 ou superior e ter uma conta iCloud. A conta iCloud é gratuita.
De posse da sua conta iCloud, acesse as Preferências do Sistema->iCloud. E habilite a função “Buscar Meu Mac”.
Agora será possível localizar o seu Mac através do aplicativo Buscar Meu iPhone ou pela web no site do iCloud.
A localização e a interação com o Mac só será possível se ele estiver conectado à internet. Mesmo que em outra conta. Ainda que alguém esteja tentando formatar o Mac.
É possível enviar uma mensagem ao Mac. Com digamos, dados para a devolução. O legal é que se o Mac não estiver conectado na hora do envio da mensagem a Apple passará a monitor o computador. Quando ficar online a mensagem será enviado ao Mac e uma outra será encaminha por email ao dono da conta iCloud. Ou seja, você pode correr para obter a localização do seu Mac.
Essa localização é baseada nas redes WiFi na região. Isso pode ser impreciso.
Além da mensagem, você pode bloquear o Mac. E na mesma hora, ou quando o Mac se conectar à internet, o computador ficará bloqueado até a digitação do código escolhido na hora do envio do bloqueio.
Mas e os dados? Isso é o mais importante.
A Apple pensou nisso também. Você enviar um pedido para que os dados sejam excluídos. Além da exclusão dos dados, esse pedido bloqueia o Mac. Por isso é solicitado um código de desbloqueio por ocasião da solicitação.
Não se esqueça que computadores bloqueados não podem ser usado. Isso significa que se você decidir bloquear o Mac não poderá solicitar a limpeza remota. Ou pede um ou pede o outro. Lembre-se a limpeza remota também bloqueia o computador.