reviews

Como funciona o Skype?

O Skype é um serviço que impressiona. Seja pela qualidade sonora mesmo se em conexões de baixa velocidade. Seja pela quantidade de participantes numa conferência. Seja pela quantidade de banda consumida.

O skype é o líder nessa área nenhum dos concorrentes chega perto. Essa liderança é devida a alguns fatores. O mais importante deles é o Kazaa. Os fundadores do Skype são os mesmos do Kazaa. Para quem lembra o Kazaa foi uma evolução do Napster, pai dos Torrents. Ele se baseava numa estrutura ponto-a-ponto(peer-to-peer) para que os usuário compartilhassem seus arquivos. O Skype utiliza o p2p(ponto-a-ponto) ao invés de uma estrutura cliente-servidor como as demais soluções. Tanto que o nome Skype remonta ao nome proposto originalmente: Sky peer-to-peer.

Isso significa que nunca uma ligação sofrerá problemas por alguma falha na internet do Skype. Se a conexão com a internet do servidor Skype cair apenas o serviço de diretório, o que permite encontrar seus amigos e adicioná-los na lista de contatos, fica fora do ar. Ficaria, em verdade, por que pensando nisso o Skype descentralizou serviço de diretório espalhando-o pelos clientes ao redor do mundo. Sim, o diretório skype está com os usuários.

A infra-estrutura centralizada que a empresa Skype precisa é, digamos, mínima.

Nem tudo é uma maravilha por ser p2p as ligações são roteadas pelos próprios usuários. Quando o programa Skype está rodando ele pode ser promovido a um super-nó servindo como relay, uma extensão, do servidor do Skype roteando ligações para os demais usuários skypes. Existem empresas que baniram o Skype pelo execessivo consumo de banda que essa prática gera. É possível desabilitar o modo super-nó. Se você está pensando no plano de dados do seu dispositivo móvel, fique tranquilo o super-nó não está habilitado, pelo menos por hora. E mais nem todos os usuários são escolhidos como super-nó. É preciso ter alguns requisitos, como não estar atrás de um roteador NAT, por exemplo.

Todos os pacotes são criptografados. AES para  às chamadas e RC4 para os demais. Isso garante a privacidade do usuário. E também esconde outras coisas que o skype possa estar fazendo.

Se não bastasse essa excelência em de infra-estrutura, o algoritmo de compressão de voz é top. É usado o codec proprietário SILK, criado pela própria Skype. Totalmente otimizado para voz. Com uma frequência de amostragem de 8, 12m 16 ou 24kHz e uma taxa de bits de 4 a 40kbit/s. Veja uma comparação entre  o G.729, padrão no mercado, e o SILK:

  • G.729 (680 KB, WAV format)
  • SILK (680 KB, WAV format)

O consumo de banda do skype em ligação de voz é cerca de 3,7KB/s para download e o mesmo para upload. Totalizando 7,4KB/s ou 444KB/min ou 25,98MB/h de transferência no total.

Em março de 2011 o Steam adotou o SILK. Além da qualidade, ele é royalty free, bastando enviar um email detalhando a sua aplicação para conseguir a licença de uso.

O skype é tecnicamente o melhor no que tange às chamadas tanto de voz como de vídeo via internet. Nem tanto ético é verdade. Mas como tudo na internet devemos aproveitar o melhor das coisas, preservando o nosso lado sem prejudicar os demais.

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close