perguntas

Wi-Fi vs. Bluetooth, Compartilhamento de Internet

Compartilho a internet do meu iPhone com o meu iPad. Mas sempre tenho problema em conectar via Wi-Fi. Perco alguma coisa compartilhando por Bluetooth?

Bluetooh é mais “lento” que o Wi-Fi. O iPad 2 suporta Bluetooh 2.1 com velocidade máxima de 2.1Mbps. Se a velocidade do seu 3G for maior que isso, você está perdendo.

Por outro lado o Bluetooth é mais econômico que o Wi-Fi.

Como o Bluetooth é pareado. A conexão será “persistente” mesmo durante inatividade. Eu acho. 🙂

Exemplificando no caso, após um período de inatividade no iPad, o Wi-Fi será desligado. Isso vai desligar o Compartilhamento de Internet no iPhone. Quando não há clientes conectados o serviço é desligado e será preciso fazer a configuração novamente.

Agora, o compartilhamento via Wi-Fi suporta várias conexões simultâneas(5 ou 10, creio). O Bluetooth apenas uma.

O alcance do Wi-Fi do iPhone também tende a ser maior do que o do Bluetooth.

A segurança do Wi-Fi também é maior que a do Bluetooth, que só tem dois níveis de senha. Entretanto a hackeragem está mais acostumado com Wi-Fi que com Bluetooth.

Na prática, no uso esporádico, não tem diferença entre um ou o outro. Apenas a velocidade que tem um peso, já que o as conexões celulares estão ficando cada vez mais velozes.

Já no uso frequente e prolongado, há que considerar os outros fatores expostos.

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar