história

Conheça Tânia Gaidarji, a Voz da Nossa Raquel

tania-gaidarji

O Coca Vanderson Pessoa me revelou a identidade da Raquel. Não parece ser exatamente uma novidade ou um segredo de Estado. Mas eu não conhecia a Tânia Gaidarji.

Uau! É a voz real!

De 2000 a 2002 realizei este trabalho de na Bélgica. Fui a primeira brasileira e ter a voz sintetizada. O produto se chama “Raquel, da Real Speak”. Desenvolvido pela empresa Lernout & Hauspie, depois comprada pela Scansoft, que se fundiu à Nuance em 2005.
TTS ou Text-to-Speech lê o que é escrito no computador ou aplicativo.Essa voz é muito usada em GPSs e auxiliam deficientes visuais em diferentes setores. Nesta demo minha voz aparece no TextAloud, no Voice Over iOS, no iPhone, num GPS, na Assistente Virtual Denise (da foto) e na animação de Jamal Charanek “Programa da Raquel”.

Tânia Gaidarji além de emprestar sua voz para diversos personagem também a emprestou para a Bulma do DragonBall e Chun Li no Street Figther.

Confira o SoundCloud da Tânia Gaidarj.

Troquei algumas mensagens com a nossa querida Raquel e claro que perguntei quando teríamos a Siri em pt-BR 🙂

tania-gaidarji-bulma-dragonball

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar