opinião

Considerações de um usuário de Moto 360 sobre o Apple Watch

Consideração de um usuário de Moto 360 sobre o Apple Watch

Conversei com o Coca Henrique Cunha que é usuário do Moto 360 desde setembro de 2014 e adquiriu na última sexta o Apple Watch. Usuário Apple desde o iPhone 3G, se interessou pelo formato e acabamento do Moto 360.

Segue a conversa.

Moto 360 vs. Apple Watch

Design

O Moto 360 remete a um design clássico, redondo, com pulseira de couro. O design do Moto 360 foi o maior atrativo quando optei por ele versus os demais Android Wear’s que existiam.

O corpo do Moto 360 na época, comparado com Samsung e LG era infinitamente mais elegante. Porém comparado ao Apple Watch Sport, hoje percebo a falta de cuidado nos detalhes do Moto 360.

Vamos exemplificar:
– A caixa do Moto 360 tem arrestas, enquanto o Apple Watch, seja qual for a versão segue a tendência da Apple de arredondar os cantos (o Apple Watch lembra e muito o iPhone 6)
– O encaixar da pulseira do Moto 360 é estranho, porque parede sair debaixo do relógio. Enquanto no Apple Watch, a pulseira (a minha é de fluoroelastomer, borracha) é praticamente um prolongamento da estrutura do relógio
– O vidro do Moto 360 tem “cantos” retos e parece estar por cima, fora da estrutura do relógio. Enquanto no Apple Watch o vidro tem suas extremidades curvas, como no iPhone 6, dando continuidade a curvatura da estrutura do relógio.

Construção

O Moto 360 sem sombra de dúvidas ainda é o Android Wear mais bem acabado. Mas a atenção aos detalhes da Apple surpreendem.

O Apple Watch Sport é de alumínio fosco, o que na minha opinião deixou o relógio mais sóbrio, por não ter o brilho do aço, e portanto não chama tanta atenção.

A coroa e o botão não são protuberantes. No Moto 360, seu único botão salta do corpo, o que dá impressão de maior fragilidade.

No geral a construção do Apple watch transmite mais solidez, principalmente porque o vidro curvo do Apple Watch faz com que a caixa do relógio e o vidro pareçam uma peça única. E lógico, eu acabei tendo menos frescura com o relógio da Apple que com o Moto 360.

Qualidade

O material usado pela Apple, na versão Sport Aluminum, com a pulseira de fluoroelastomer é agradável ao toque. No pulso, a pulseira tem um toque aveludado, não incomoda. E graças ao design diferenciado da pulseira a sua ponta fica no interior. Com isso não engancha em nada e para quem fica horas no computador digitando não incomoda no pulso.

Já com o Moto 360, durante o dia de uso no trabalho eu tirava o relógio enquanto digitava.

Tela

A qualidade das imagens e texto no Apple Watch impressiona. Comprando com o 360 as cores são mais vivas. A resolução Retina do Apple Watch é idêntica aos iPhones, não vemos serrilhados.

Ao ar livre, em dia ensolarado não tive qualquer dificuldade em ler as notificações na tela do Apple Watch.

Comparando com o Moto 360, por conta do seu sensor de luminosidade o brilho da tela muda de acordo com o ambiente, o que ajuda e muito.

Ou seja, outro ponto para o Apple Watch pela resolução superior.

Bateria

No Moto 360 em um dia normal de uso, saindo de casa as 8:30h com o relógio e tirando do pulso por volta das 21h, acompanhando notificações basicamente, a bateria fica em aproximadamente 30%.

Fiz um primeiro teste com o Apple Watch, 25/4, sai as 10h e tirei o relógio do braço as 2h da madrugada, foram 16h de uso, acompanhando notificações e usando a Siri para achar os locais dos passeios que estávamos fazendo, traçando as rotas no mapa. Além disto atendi 2 ligações no Watch que duraram uns 10 minutos no total. E a bateria chegou ao final desde longo dia com 35%.

Peso

O Apple Watch é mais leve que o Moto 360, pelo menos é esta a impressão que tenho porque não coloquei ambos na balança para confirmar.

Watch Faces

Este é um tema interessante, porque no Android Wear existem diversos aplicativos que nos possibilita ter uma enorme variedade de Watch Faces. Então, vamos manter a comparação apenas dos Watch Faces padrões dos dois sistemas. Os Watch Faces do Moto 360 basicamente apresentam as horas e o dia, exatamente como qualquer relógio não smart. Lógico alguns variando bastante o design. Eu particularmente sempre usei um, Watch Face que deixasse o 360 com mais cara de relógio comum.

No Apple Watch, os Watch Faces padrão, todos alem de mostrar o dia e horário, também mostram informações de agenda, temperatura, Activity. Mesmo aquelas Faces que lembram relógios tradicionais possuem estas informações nos cantos. Acredito que aqui a Apple tentou unir os 2 mundos, relógios tradicionais e SmartWatches, apresentando informações sem tirar o charme de um relógio analógico (ponteiros).

Apps

A Apple é mestre em mobilizar as empresas de desenvolvimento para criarem aplicações para seus gadgets antes mesmo do lançamento deles. O que me frusta muito no Android Wear, ou seja não restrito ao Moto 360, são os Apps. A grande maioria dos Apps para Android Wear não são funcionais. Primeiro porque abrir um App no Moto 360 já é uma aventura, devido a quantidade de interações que o usuário precisa ter com o relógio. Segundo porque as funções dos Apps são pouco trabalhadas. Vou dar um exemplo, uso o Runtastic Pro no Android para acompanhar meus treinos de corrida. No Moto 360, posso iniciar o treino. Mas durante o treino se quiser acompanhar a estatística (duração, distância e pace) eu preciso ao ativar a tela, fazer um swipe para a esquerda e selecionar a opção. Agora imagina fazer tudo isso correndo na rua.

No Apple Watch percebi, em alguns Apps que ja pude testar, que os desenvolvedores realmente se preocuparam em como o usuário ira interagir com o relógio. Ou seja, abriu o Apple, as funções básicas e importantes estão na tela principal, clicou começou.
Localizar um App no Apple Watch e abri-lo é simples. São dois Clicks na Coroa, a tela de Apps com suas bolinha coloridas é apresentada. Aqui, no inicio fiquei e ainda preciso me adaptar em como navegar (por gesto ou usando a coroa para dar zoom) para escolher o App que pretendo abrir. Mas tudo sera uma questão de adaptação, assim como nos adaptamos ao touch screen.

Monitorar Sono

Não acredito que tanto o Moto 360 e Apple Watch sejam SmartWatches para monitorar o sono. Primeiro porque a bateria não duraria o suficiente. Segundo, porque isso significaria ficar sem o relógio durante parte do seu dia. Eu prefiro retirar o relógio para deixá-lo carregando enquanto durmo. E ter uma Smartband específica para monitorar meu sono.

Fitness

A primeira função que testei no Apple Watch foi o Monitor Cardíaco. Para quem pratica exercício acompanhar a frequência cardíaca é fundamental para determinar a intensidade do seu treino. No Moto 360, a maneira mais fácil de medir a frequência cardíaca é por comando de voz com o velho e não tao bom “Ok Google, medir minha frequência cardíaca”. Não tao bom, porque nem sempre o Google Now me entende, alias a maioria das vezes não entende. Segundo, porque na maioria das vezes a medição da frequência cardíaca falha. Sabe quando voce quer impressionar um amigo(a) e voce quer mostrar que seu relógio mede sua frequência cardíaca? Então, comigo exatamente quando quero fazer a demonstração a medição falha.

Alem disto, durante por exemplo uma corrida, o Moto 360 simplesmente não consegue medir a frequência cardíaca. Ele so mede se estiver parado sem me mexer enquanto ele faz a medição.

Ainda não fiz um treino de corrida com o Apple Watch, mas todas as vezes que abri o glance que mostra a frequência cardíaca ele mediu sem problemas a minha frequência cardíaca. Por sinal, enquanto digito esta frase o Apple Watch mediu meu batimento em 122BPM.

Sinceramente espero que a Apple libere o monitor cardíaco para os Apps de terceiros. O App Nike Running por exemplo apresenta uma mensagem informando que atualmente a Apple não permite que os desenvolvedores acessem o sensor de frequência cardíaca.

Gostou mais de qual?

Depois de 3 dias usando o Apple Watch, sinceramente a adaptação foi mais fácil com ele. Atender ligações no Apple Watch parece bobo, meio Dick Tracy. Mas já usei esta função uns 4 vezes. O som é muito bom. Além de ser prático quando você está carregando um monte de coisas nas mãos.

Fico com o Apple Watch também porque a Siri me entende. Apesar do Apple Watch não ter o idioma Português (BR) e por este motivo, mesmo que seu iPhone esteja com iOS 8.3 que possui Siri em Português (BR), não sera possível usar a Siri em Português. Então, tenho usado a Siri em inglês e aqui nos Estados Unidos devido a integração com diversos serviços de geolocalização, informações e guias, consigo localizar atrações, restaurantes, lanchonetes, tudo através da Siri no Apple Watch.

Taptic Engine

O Taptic Engine não é uma vibração como estamos acostumados com os celulares. Ela é be mais sutil, não incomoda. Ou seja, não levamos um susto com a vibração. Porem ja notei que apesar de ter configurado para maior sensibilidade, já perdi notificações porque não senti o toque do relógio no meu pulso. Talvez, porque eu estivesse em movimento caminhando ou agitado demais com outras distrações.

Suporte ao português

O iOS do Apple Watch ainda não tem suporte a Português (BR). Ate por isso a Siri em Português não funciona.

Coroa Digital

A Coroa Digital funciona bem. O giro é suave. Porém, como estamos muito acostumados com o touch screen, eu particularmente esqueço de usar a Coroa pra rolar a tela ou dar zoom. Mas como disse é uma questão de adaptação.

Aplicativos mais bem bolados/adaptados para uso no relógio

Ainda é cedo para avaliar. E lógico me chama muito mais atenção os Apps mais MAL bolados. Por exemplo, o WhatsApp é compatível com Apple Watch. Mas ele apenas mostra a notificação informando que voce recebeu uma mensagem de um usuário (apresentando o nome do usuário). Mas não mostra o conteúdo. Ou seja, não tem como responder. Assim, vejo a notificação no Apple Watch e preciso tirar o iPhone do bolso para responder. Na minha opinião todo este esforço adicional não se justifica porque eu poderia ter respondido pelo relógio.

Tempo de Resposta

A tela do Apple Watch fica sempre apagada. Ao girar o pulso levemente, em uma fração de segundo ela liga e apresenta o Watch Face. Ao interagir com Apps, por exemplo Mail, em menos de 2 segundos você tem sua Inbox no pulso. Apagar um email ou abrir um email é instantâneo.

Áudio, Comando de voz, ligação, música …

O microfone do Apple Watch é muito bom. Na ligações que fiz via relógio, todos me ouviram super bem, inclusive fiz uma pequena conferencia usando o Apple Watch como “Viva-voz” com todos a minha volta falando e ouvido a ligação perfeitamente.

Ainda não testei musicas no Apple Watch.

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close