dicasreviews

My Data Manager

My Data Manager é um app universal mega interessante e gratuito para mapear o seu uso de internet mobile.

São 3 modos de operação: Manual, Geral e Detalhado.

Modo Manual

No modo manual, habilitado quando o acesso ao Serviço de Localização não se faz possível, mostra apenas o quanto de dados foi consumido. É preciso abrir o app para atualizar a contagem a cada ciclo de energia ou de reinicialização.

Modo Geral

Esse modo faz o registro automático dos dados que foram utilizados. E mais consegue dizer em que local físico esses dados foram utilizados.

Modo Detalhado

Além de mostrar em que local ocorreu a transferência, esse modo diz quais aplicativos usaram a internet e quanto usaram.

Como usar o app?

Esse não é um app para deixar rodando no Modo Detalhado. Cada informação extra consome mais bateria.

Mas é interessante deixar rodando no Modo Geral por, digamos, uma semana. Assim você vai mapear o seu uso. Talvez você identifique que so usa dados no seu trabalho e em casa. Lugares com cobertura Wi-Fi. Vale a pena investir num 3G+?

Ou ao contrário. Você pode identificar que usa o 3G absurdamente e investir num 3G+ não seria desperdício.

Mas será que eu estou usando a internet produtivamente?

Isso é papo para o Modo Detalhado. Também aconselho deixar rodando por uma semana. Talvez você perceba que seu consumo de de internet vem do Twitter ou do Facebook, coisas que você considere não são tão essenciais. E que portanto podem ter seu uso reduzido.

E claro, como todo bom geek curte números, eu pergunto: Você sabe quanto megas o push consome? Quantos MB você gasta com email? E com a App Store?

O app é gratuito hein.

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar