dicas

Eficiência no Consumo de Conteúdo

Você sabia que não há perda de entendimento entre ouvir um podcast em velocidade normal e em 1.5x?

Foi a conclusão que chegaram Albert Ritzhaup e Ray Pastore.

Mas acelerar a velocidade do play não vai estressar o meu cérebro? Fazê-lo trabalhar numa velocidade acelerada?

O cérebro diferente de outros órgãos, não se desgasta com o uso. Pelo contrário, quanto mais você usa o cérebro mais você o deixa afiado. Ele se parece mais com um músculo. O cérebro é extremamente plástico. A única coisa que você vai perder é a noção de timing.

A vinheta de introdução de um podcast pode soar como uma batida de hip hop. Mas se você já conhece a vinheta de cór.

Comece ouvindo em 1.3x. Minto. Comece ouvindo removendo o silêncio. Apps como o Overcast e o Pocket Casts permitem acelerar o áudio nas partes sem voz, isso inclui as respirações. Você só ouvirá, e em velocidade normal, quando não houver silêncio. Essa função fará com que um episódio exija 25% a 45% menos tempo para ser tocado sem nenhuma aceleração.

Depois disso, comece acelerando. 1.3x será imperceptível. 1.5x você consegue chegar sem dificuldade. 1.8x já vai te incomodar. Você vai precisar de algumas horas para se acostumar com esse patamar. Parece que são níveis sabia? Porque depois de 1.8x só 2.3x vai dar um nó no cérebro e exigir um tempo de adaptação. Após, 2.3x sugiro que você vá 0.1x gradativamente.

Só não vale acelerar e perder conteúdo. Acelere e se acostume com o novo nível.

Não vá fazer isso com séries e filmes. Você perderá o timing que gera apreensão, dúvida, emoção, tensão… Muito menos com música. Só voz pode ser acelerada.

Portanto, ouça Podcasts e AudioLivros em velocidade acelerada e com silêncios removidos. Veja vídeos em velocidade acelerada seja no YouTube, Facebook, Vimeo.

Você vai, literalmente, levar mais conteúdo para seu cérebro no mesmo tempo. É aceleração de aprendizado.

Deixo uma lista de Apps que aceleram o aprendizado:

Mais dicas? Clique aqui nesse link para receber ➟ http://coca.tech/dicas

Atualização 22:15

Recomendo a leitura do artigo Como Ouvir Textos Escritos Até Em 2x que complementará muito bem o assunto.

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close