reviews

iCloud, Mobile Me, Mac.com e Apple ID

Ontem, dia de lançamento do beta do iOS 5 e algumas funções do iCloud. Bati um papo via twitter com Vladimir Campos – @vcpodcast, Alexandre Costa – @alexandre786 e o Osvaldo Gasser – @oswaldogasser sobre como seria o processo de migração das contas para o iCloud.

A principal dúvida era como seria o processo para quem tem mais de uma Apple ID, aquela conta que usamos para efetuas compras na App Store. Seria multi-conta?

Hoje com mais tempo de uso “não” posso compartilhar com vocês que:

  • iCloud é me.com: os endereços de emails do icloud são do domínio me.com.
  • iCloud é baseado em Apple ID: quem tem Apple ID tem conta no iCloud.
  • Migração Mobile Me -> iCloud: Apesar de compartilharem o mesmo domínio para email, o Mobile Me deixará de existir em meados de 2012. É preciso migrar os dados do Mobile Me para o iCloud. Até o momento apenas o Lion e o Windows tem capacidade de efetuar essa migração. Não recomendo migrar as contas agora. Principalmente para quem não está usando o Lion. Melhor, para testar o iCloud, é criar uma nova conta gratuita.

Nos ajustes do iPhone é possível ter várias contas de email do tipo iCloud. Mas o sistema só pode estar conectado a uma iCloud por vez. Similar a App Store.

O iCloud por hora permite a sincornização de fotos e lembretes. Todos os iTrecos logados com a mesma conta iCloud compartilharam esses dados.

O backup na nuvem também já está funcionando. Como o backup é do dispositivo basta qualquer Apple ID. Os dados de todos os aplicativos de todas as contas instalados no dispositivo serão backupeados.

Apps, livros e músicas ainda não funcionam, pelo menos comigo. Comprei um app pelo iPhone e o iPad alertou sobre a compra, mas não fez o download automático.

Agora é esperar até setembro para usarmos o iCloud em toda a sua potência.

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close