opinião

iOS x Android x Liberdade

Eu não sou lá muito de festas. Apesar de gostar.

O que mais eu gosto nas festas é poder interagir com pessoas que desconheço. Fonte de aprendizado sempre é. Todas as pessoas. Só que muitas das vezes as pessoas ficam “travadas” quando sabem o papel que exerço.

Falando do CocaTech, percebo que tem pessoas que tomam minha opinião como a sabedoria CocaTech, quando na verdade é só a minha opinião. Assim como percebo que há pessoas que querem ser mais do que o CocaTech, por insegurança querem validar suas escolhas junto às outras pessoas. É difícil realmente conversar de modo franco com um formador de opinião.

Quando as pessoas não conhecem minha persona CocaTech, fica muito mais fácil.

E assim foi.

Me deparei com um usuário avançado. Ex-iOS. E agora no android.

Tinha noções de GTD, OmniFocus, Things, Evernote,…

Sentia falta de algumas coisas no Android. E contou como resolveu a questão.

Falou que o Evernote ainda estava na versão 4 no Android e não podia esperar pela versão 5, já presente na plataforma Apple.

Tudo indo maravilhosamente bem. Era uma opinião franca, sincera. Até que ele conclui dizendo que finalmente estava livre. Livre do iOS.

E aí acendeu uma luz vermelha, na minha mente, piscando: “Apple Hater” “Apple Hater” “Apple Hater”

E não me segurei. Cutuquei dizendo:

– Sim, você se livrou do iOS. Só ficou preso ao Android.

Vou reiterar o que sempre digo. Não há por que ter lados.

Tomamos a possibilidade de escolher uma ou outra opção limitada como Liberdade. Liberdade é muito mais do que escolher uma ou outra empresa.

No fim das contas, não há liberdade. Somos, todos, forçados a escolher um lado e para validar a escolha defendemos esse lado com unhas e dentes. Enquanto os acionistas dessas empresas, felizes, curtem a vida.

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar