dicas

iPad como scanner?

Pediram um help para usar um scanner num Macbook Pro rodando Lion. Vocês bem sabem que as impressoras para o mundo OS X são bem limitadas. Por sorte a multifuncional em questão era compatível.

Entretanto, o software fornecido pelo fabricante não possuia  reconhecimento ótico de caracteres.

Como tinha Parallels instalado na máquina minha sugestão foi usá-lo. Ainda que a contra-gosto. Virtualização apenas como última opção.

Apenas do Google Docs oferecer OCR não consegui fazer funcionar. Dizia que não pode reconhecer o texto, enfim.

Catando no google um serviço de OCR gratuito achei o Online OCR Service. Com limite de tamanho de arquivos, 4MB, e no limite de páginas por hora, 15. Aceitável. Como sempre queremos mais. A pessoa questionou mas e se não tiver conexão?

Na Mac App Store existem uns 10 apps que fazem OCR, conhecido tem o DocScanner, do mundo iOS, e o ABBY. São caros, USD 15 e USD 100.

A solução web voltou a parecer boa.

Conversa vai, conversa vem. Surge: Mas eu preciso desse trambolho?

Mostrei como scanneava, usando o iPhone 4 com o app gratuito Image to Text. Bem mais rápido e prático ao meu ver. Fizemos um comparativo de velocidade com a multi funcional e o Iphone ganhou fácil. Antes mesmo de terminar de scanner o app já tinha mandado o texto para o email.

Considerando que a pessoa abriu a brecha. Sugeri um iPod Touch 4ª geração. Já que a pessoa é usuária Nextel. Foi bem recebido. Considerando a proximidade de um novo iPod Touch ser lançado e os dispositivos da pessoa: MacBook Pro de 13″ e iPod Touch 2ª geração. Mudei de idéia e sugeri um iPad.

O iPad serviria de scanner e de dispositivo móvel. Fazendo com que o notebook pudesse pernoitar mais vezes no escritório, só indo para casa em ocasiões mais prolongadas ou em necessidade.

Essa dica vale também para quem é usuário Windows. Convenhamos scanner é tão anos 90.

#fikdik

 

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar