opinião

Mac Defender: Falha do Mac OS X?

Recentemente um malware se espalhou no mundo Mac: Mac Defender. Ele também foi distribuído sob outros nomes como: Mac Protector e Mac Security. Muito foi falado a respeito, porém com pouca objetividade. Sinto uma espécie de satisfação ou vingança nos usuários windows.

Antes de tudo, remover o Mac Defender é muito fácil.

Agora vamos aos fatos:

  • Mac Defender é um malware, ou seja, um software maléfico. O usuário instalou o Mac Defender por sua própria vontade. Um site alegando uma infecção é a isca, que sugere o Mac Defender.
  • Outras variantes surgiram: Mac Protector, Mac Guard e Mac Security. Mas ainda assim malwares.
  • Vírus se espalham pelas brechas do sistema. Sem a ajuda do usuário.
  • Remover o Mac Defender tem quase a mesma dificuldade de desinstalar um aplicativo.
  • Num primeiro momento a Apple não recomendava que seu suporte orientasse como remover o Mac Defender. Postura correta até certo ponto, já que ela não era responsável pela falha. Logo depois ela mudou de idéia e emitiu um guia descrevendo como remover o malware. E por fim ela fez um Security Update, o 2011-003, exclusivo para o lidar com malwares.

O fato sim arranhou a imagem do Mac OS X. Nem tanto para os usuários Mac. Mas frente aos usuários windows que não se aprofundaram muito na história.

Pra mim a imagem do Mac OS X permanece intacta. O que houve mostra apenas o tanto que o Mac OS X cresceu e agora passa a atrair a atenção das pessoas mal-intencionadas.

Para o usuário fica a dica: Não confie em popups que explodem pela internet. E só instalem aplicativos de fontes confiáveis. Tem dúvida? Manda um tuíte para @cocaech e nos pergunte.

 

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close