Algumas dicas para manter o seu windows em dia.
Antes de tudo lembre da palavra mágica: Backup. Isso é o mais importante de tudo. E mais em se tratando de backup quem tem um não tem nenhum. Dois é o mais indicado.
Segundo anti-vírus. De preferência nada gratuito!
De tempos em tempos é bom executar o Scandisk. Eles verifica a integridade do seu HD. Para acessar o Scandisk, vá nas propriedades do C: no windows explorer, na aba ferramentas.
Logo abaixo da opção Scandisk está a Desfragmentação. Ela permite que o disco seja reorganizado e otimizado. Melhorando o tempo de leitura e gravação de arquivo.
Os desenvolvedores do windows gostam de pendurar várias “otimizações” digamos assim no “autoexec”. Tem gente que mascara o péssimo desempenho do próprio software colocando-o no “autoexec” para diluir a culpa com o Windows. Execute o MSConfig para ter ciência do que está agendado nos diversos “autoexecs”. Se não reconhecer o programa, verifique apenas se não é vírus. Não o remova. A emenda pode ter um resultado pior.
Limpar o registro com algum utilitário tipo o Easy Cleaner é recomendado. As desinstalações costumam deixar muitas referências perdidas, isso atrapalha o desempenho.
E por fim fique sempre ligado nas atualizações do Windows. Eu tenho um pouco de receio com as atualizações automáticas. Mas pode ser uma boa opção para quem não precisa ter a máquina sempre disponível e deseja comodidade. Em servidores jamias utilize as atualizações automáticas.