perguntas

Muitos Apps deixam o iPhone lento?

Ouvindo o cast de sexta-feira, resolvi questionar:
No windows, todos sabemos que quanto mais se instala programas, mas se “entope” o registro e as bibliotecas e consequentemente tudo fica mais lento… mas e no iOS ? É verdade que os aplicativos são auto-contidos e não se importa instalar muitos ou poucos, o iOS vai ter a mesma performance (claro, não chegando no limite absurdo de 500 como foi dito no cast) ?

Instalar programas no Windows/Mac deixa o computador lento por 2 motivos, principalmente.

Os programas no windows para carregarem mais rápido costumam colocar parte do processamento inicial no auto-iniciar. Com isso o programa abre mais rápido, mas a inicialização fica mais demorada e todo o sistema fica mais lento porque tem um pedaço de software em execução.

A segunda coisa é a fragmentação. Com o uso os arquivos ficam fragmentados, são guardados em vários pedaços no HD. Como o HD tem parte mecânica, o braço precisa se movimentar para acessar esses arquivos.

O iOS não sofre de nenhum desses problemas. Não há um “auto-exec”. E o acesso ao “HD” é feito diretamente, a fragmentação não o afeta.

Claro que a multi-tarefa pode deixar lento o desempenho, mas no máximo por 10 minutos. Tempo máximo que o iOS permite de execução em plano de fundo. Alguns apps como os players de podcasts, que se atualizam de tempo em tempos, agendam sua execução. E ainda assim precisam obedecer o limite de 10 minutos. E quando o sistema precisa de memória, o espaço ocupado pelos apps em background são removidos.

Ter muitos apps pode deixa a HomeScreen lenta facilitar outras instabilidades como esse “limite” de 500/1.000 apps. Mas a princípio o céu é o limite.

O iOS não precisa de manutenção. Os apps são auto-contidos, e não podem mexer na área dos outros, embora existam pastas temporárias que o app pode acessar e deixar lixo lá. Esse talvez seja o único furo, mas não é nada que se deva preocupar.

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar