dicas

O GPS do iPhone funciona em outros países?

Isso é outra pergunta para os universitários. Sim, funciona. Mas não é tão simples assim.

O GPS do iPhone tenta estabelecer uma comunicação com a antena celular local.

Você sai da sua cidade no Brasil, desliga o celular no avião, e quando chega em outro país o iPhone não consegue estabeler o protocolo com a rede local por causa do roaming. E acaba achando que ainda está no Brasil. Resultado: o GPS não funciona.

Para resolver esse bug, basta se conectar na rede celular local, basta fazer uma ligação. Não precisa completar a chamada. Se ouvir a voz automática “não foi possível completar a sua chamada” significa que você já entrou na rede celular do país. E o GPS do iPhone vai funcionar novamente.

Isso é só o protocolo inicial.

Não haverá cobranças pelo uso do GPS.

Agora lembre que o Mapas faz o download dos mapas. E portanto faz uso de conexão com a internet. Os mapas precisam estar no próprio dispositivo, para serem usados offline. Existem apps que fazem isso. O exemplo típico são os Navegadores GPS. Lembre-se que você precisa obter um navegador com os maps da região em questão. O TomTom Brasil não vai funcionar no EUA. Nem o TomTom EUA & Canadá vai funcionar no Brasil.

E vale lembrar também que para o padrão de app os Navegadores GPS são bem caros. Isso se deve à licença de uso dos mapas.

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close