opinião

O que deve ter um Aplicativo Financeiro?

Não considero que existe um bom app para me ajudar a gerenciar as minhas finanças. Talvez eu seja muito exigente.

Vou listar algumas funcionalidades que considero essenciais para um aplicativo financeiro. Você pode usar essa lista quando estiver considerando um organizador financeiro. São elas:

  • Entrada de dados facilitada
  • Sincronismo
  • Múltiplas Contas
  • Transações Recorrentes
  • Orçamento
  • Múltiplas Moedas
  • Conciliação
  • Conta Investimento

Entrada de dados facilitada

A palavra-chave aqui talvez seja iPhone. Está sempre com você. Vai colocando as notinhas no bolso e aí quando abrir uma janela de tempo vai inserindo. De repente tira uma foto e já arquiva automaticamente no Evernote. Quem sabe até já não faz o cadastro da operação. Ok, isso ainda vai demorar… 🙂

Sincronismo

O iPhone é prático. E essa praticidade limita o conforto. Visualizar gráficos, ler os dados, planejar o futuro financeiro precisa de mais espaço. Acho PC’s o ideal. Tem que poder sincronizar os dados.

Não curto colocar isso na internet. Num ambiente Apple até aceitaria fazer uso do iCloud. Embora prefira um sincronismo via rede local, através do Wi-Fi.

Múltiplas Contas

Hoje todo mundo tem conta em banco. Boa parte cartão de crédito. A App Store não me nega. Um bom app financeiro precisa mapear essa realidade.

Transações Recorrentes

Todo mês é a mesma sanha. Conte de luz, internet, telefone, água, seguro, escola, tv, …

Se tudo estiver organizado você já sabe o quanto vai mês a mês com o “básico”.

Orçamento

O conceito de Orçamento ou Centro de Custo é definir que vai gastar $100 com tecnologia por mês. Comprou um app, registra na categoria tecnologia. E assim você vai definindo. O que restar no final do mês entra na poupança para comprar os próximos gadgets.

Dica: aconselho limitar o gasto em Apps num Centro de Custo, diferente de tecnologia. App é uma gastação! vai consumir todo o dinheiro.

Conciliação

O cheque que você passou foi realmente descontado? E no valor que você esperava. E os débitos automáticos?

É preciso conferir tudo. Alguns aplicativos permitem isso. Mas é muito manual. Os bancos, operadoras de catão de créditos e outros agentes financeiros têm participação nisso.

Múltiplas Moedas

Os app que acabamos de falar são em dólar. Tenho conta PayPal em dólar. Como gerenciar isso? Há difuculdades. Mas os dev’s são capazes de bolar soluções!

Conta Investimento

Não falo de uma excentricidade brasileira. Nem da conta-poupança. Falo de investimentos.

Comprou ações da Apple? PETR4? Cotas de Fundo de investimento? Títulos Públicos?

Quando vale a sua carteira de investimentos hoje?

Conclusão

Ainda estamos longe de ter um bom app financeiro. E olha que há quem diga que o mercado de app está saturado. Vejo o oposto. Ainda há muita margem de crescimento. Muitas idéias ainda pouco exploradas ou totalmente inexploradas.

Diz aí, estou exigindo demais?

Conhece algum app que lide bem com essas necessidades?

Confira aqui uma lista de Apps Financeiros.

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar