reviews

OmniFocus vs. Things vs. 2Do

Quando falamos de GTD cada um tem uma forma própria de lidar. Desde bloquinho de papel no melhor estilo detetive até software próprios.

No mundo Apple temos 3 opções óbvias. OmniFocus, Things e algum ToDo List.

O Mac OS X não tem um forte ToDo List. Além da API de ser fraca. Foram necessárias 5 versões de iOS para ter algum app nesse sentido. Tomara que o Lion preencha essa brecha. Já usei o 2Do no iOS e gostei bastante. Pra mim é o melhor. É bem completo e tem alguma integração com o OS X. É possível associar ações à tarefa, como telefonar, mandar SMS, enviar email ou visitar um site. É uma integração interessante, mas confusa. Não existem contextos mas podemos fazer uso de etiquetas. Há como ter projetos e checklists. Na época que testei, o sincronismo era Wi-FI com o Mac e não tinha geolocalização. Hoje isso foi resolvido. Implementaram a sincronização via MobileMe.

Como valorizo estar disponível nas 3 plataformas, OS X, iPhone e iPad. E o 2Do que não tem um aplicativo para OS X, confiando no suporte padrão. A interface apesar de bonita, achava poluída.

Acabei pesquisando uma opção mais “dedicada” ao GTD.

A vantagem do 2Do é o preço. Apenas 3 obamas e você tem um app para iOS universal. Vale a pena se você funciona bem com “Lista de Tarefas”. Sem ofensas. Afinal essa é a proposta do app.
Na busca por nova opções encontrei o duelo de titãs. OmniFocus vs. Things.

Ambos estão nas 3 plataformas. Decidi pelo OmniFocus por 2 razões. O sincronismo podia ser feito via MobileMe. E o OmniFocus era mais poderoso. Ainda que não soubesse se usaria todo esse poder.
Vejo o Things como uma OmniFocus simplificado. Simplificado no bom sentido. Reduzindo a complexidade sem ser simplório como uma Lista de Tarefas.

Enxergo o esquema GTD da seguinte forma. Tá começando? Vai de alguma Lista de Tarefas. Faça uso de etiquetas como contexto. Gostou do resultado? Sentiu-se bem e motivado? Quer mais? Vá de OmniFocus e estude bastante. Agora se a Lista de Tarefas atendeu as suas necessidades mas você precisa de um pouquinho mais sem ter que se dedicar muito. Vá de Things.

Não é que o OmniFocus seja complicado, é que você precisa saber como extrair o melhor dele. No Things não tem tanta opção. É apenas o que você está vendo. No OmniFocus existem as Perspectivas.

Caso você não queira se preocupar com sincronismo. Use o OmniFocus. O Things faz sincronismo via Wi-Fi com o Mac. Era assim e o site não dá indícios que tenha mudado. Isso significa que quando vocês estiver na rua, iniciar um projeto no iPhone e quiser continuar no iPad não será possível até o sync ser realizado.

Cada um tem as suas necessidadades e suas preferências. Existem outras opções. TaskPaper, Midnight Inbox, Nozbe, getitdone, muitas opções na verdade. OmniFocus e Things são as mais “cultuadas” e bem faladas entre os usuários. Talvez por isso sejam tão caras.

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close