Quando falamos de GTD cada um tem uma forma própria de lidar. Desde bloquinho de papel no melhor estilo detetive até software próprios.
No mundo Apple temos 3 opções óbvias. OmniFocus, Things e algum ToDo List.
O Mac OS X não tem um forte ToDo List. Além da API de ser fraca. Foram necessárias 5 versões de iOS para ter algum app nesse sentido. Tomara que o Lion preencha essa brecha. Já usei o 2Do no iOS e gostei bastante. Pra mim é o melhor. É bem completo e tem alguma integração com o OS X. É possível associar ações à tarefa, como telefonar, mandar SMS, enviar email ou visitar um site. É uma integração interessante, mas confusa. Não existem contextos mas podemos fazer uso de etiquetas. Há como ter projetos e checklists. Na época que testei, o sincronismo era Wi-FI com o Mac e não tinha geolocalização. Hoje isso foi resolvido. Implementaram a sincronização via MobileMe.
Como valorizo estar disponível nas 3 plataformas, OS X, iPhone e iPad. E o 2Do que não tem um aplicativo para OS X, confiando no suporte padrão. A interface apesar de bonita, achava poluída.
Acabei pesquisando uma opção mais “dedicada” ao GTD.
A vantagem do 2Do é o preço. Apenas 3 obamas e você tem um app para iOS universal. Vale a pena se você funciona bem com “Lista de Tarefas”. Sem ofensas. Afinal essa é a proposta do app.
Na busca por nova opções encontrei o duelo de titãs. OmniFocus vs. Things.
Ambos estão nas 3 plataformas. Decidi pelo OmniFocus por 2 razões. O sincronismo podia ser feito via MobileMe. E o OmniFocus era mais poderoso. Ainda que não soubesse se usaria todo esse poder.
Vejo o Things como uma OmniFocus simplificado. Simplificado no bom sentido. Reduzindo a complexidade sem ser simplório como uma Lista de Tarefas.
Enxergo o esquema GTD da seguinte forma. Tá começando? Vai de alguma Lista de Tarefas. Faça uso de etiquetas como contexto. Gostou do resultado? Sentiu-se bem e motivado? Quer mais? Vá de OmniFocus e estude bastante. Agora se a Lista de Tarefas atendeu as suas necessidades mas você precisa de um pouquinho mais sem ter que se dedicar muito. Vá de Things.
Não é que o OmniFocus seja complicado, é que você precisa saber como extrair o melhor dele. No Things não tem tanta opção. É apenas o que você está vendo. No OmniFocus existem as Perspectivas.
Caso você não queira se preocupar com sincronismo. Use o OmniFocus. O Things faz sincronismo via Wi-Fi com o Mac. Era assim e o site não dá indícios que tenha mudado. Isso significa que quando vocês estiver na rua, iniciar um projeto no iPhone e quiser continuar no iPad não será possível até o sync ser realizado.
Cada um tem as suas necessidadades e suas preferências. Existem outras opções. TaskPaper, Midnight Inbox, Nozbe, getitdone, muitas opções na verdade. OmniFocus e Things são as mais “cultuadas” e bem faladas entre os usuários. Talvez por isso sejam tão caras.