dicasreviews

Onavo

Foi lançado no há dois meses um aplicativo altamente revolucionário. Para quem tem limite no tráfego 3G.

Se chama Onavo.

Ele otimiza o uso da conexão 3G. Baseado na nuvem ele comprime todos os dados recebidos.


Como funciona essa mágica? Ele cria um perfil(Ajustes->Geral->Perfis) no seu iphone, esse perfil redireciona seus dados atráves dos servidores da Onavo. O tráfego de upload não é compactado. Apenas o download. A figura acima descreve bem o processo.

Por comprimir entenda: reduzir a qualidade das images, emails com formato HTML transformados em modo de texto e coisas assim. Nada que atrapalhe. Podemos dizer que o onavo funciona como um proxy de acesso à web. Se você não estiver contente com o a exibição dos dados, basta desabilitar o serviço dentro do próprio app, e a visualização normal voltará.

Por questões de segurança, garanta que suas senhas trafeguem por https. Isso fica mais evidente para essa app, mas é recomendado no geral. Boa parte dos apps não usam https e como a url de destino fica “escondida” pelo app, acabamos expostos. Mas isso é assunto de outro artigo.

Onave é compatível com iPhones 3G, 3GS e 4. E também iPads 1 e 2.

O inconveniente desse app é que se perde a Acesso Pessoal. Para habilitar o Hot Spot novamente é preciso remover o perfil em Ajustes->Geral->Perfis se lecionando o perfil e tocando em “Remover”. Feito isso, saia dos Ajustes. Acesse a barra de multi-tarefa com um duplo Home, e termine definitivamente os Ajuste. Ao entrar novamente nos Ajustes, o Acesso Pessoal estará disponível. Não precisa desinstalar o app. Apenas o perfil. Para instalar o perfil novamente, entre no app. Será exibido uma tela de erro, alegando que o aplicativo não está funcionado corretamente. Selecione “Fix”, aparecerá perto da mensagem de erro. Pronto, o perfil será instalado novamente.

O app está gratuito, não se sabe por quanto tempo. Por ser um serviço baseado na nuvem é bem provável que em algum momento no futuro ele passe a ser pago.

Como o app não funciona via Wi-Fi, nem permite o Acesso Pessoal, não há como o iPad Wi-Fi tirar proveito desse aplicativo.

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar