dicas

Os Efeitos da Luz Azul

coca-oculos-amarelo

O espectro eletromagnético começa nas ondas de rádio(ondas longas, AM, FM), microondas na casa do GigaHz(109), infravermelho, luz visível perto dos PetaHz(1015), ultravioleta, raios x e raios gama.

Do ultravioleta para cima você sabe que é uma luz nociva. Entretanto, o nível de periculosidade para os olhos começa a partir do azul-violeta porque já é um espectro considerado de alta energia (HEV).

Outro ponto, o azul-turquesa afeta o nosso sono. Na verdade, o nosso ciclo circadiano.

Não que a luz azul seja a vilão. Ela nos deixa alerta, reduz nosso tempo de reação, melhora o humor, aumenta a sensação de bem-estar, … trozentos benefícios. Tanto que muitos sugerem que logo pela manhã você se exponha aos raios solares.

Acontece que não dá para viver sempre em alerta. Por isso que no final do dia, no pôr do sol, o céu começa a perder azul e a ficar avermelhado. Sinal para o corpo que é hora de descansar.

E aí começam os problemas.

De noite você está usando TV’s, smartphones, leitores de livros eletrônicos, computadores… Essencialmente luz branca. Luz branca contém luz azul.

O problema piora porque enquanto a Luz solar é Branca e com uma distribuição uniforme, a luz do computador é composta de 3 componentes: Azul, Verde e Vermelho. RGB. São 3 lasers de 450 nm, 525 nm, and 625 nm.

Esse azul é HEV e extremamente nocivo. Rompe com o ciclo circadiano de melatonina. Na verdade, qualquer luz causa esse impacto. Tanto que quem faz uso de melatonina deve dormir em um quarto totalmente escuro. Nem o LED que indica que um aparelho está em stand by pode ficar ligado. As janelas precisa estar totalmente vedadas!

Focando nos dispositivos eletrônicos, o verde impacta 3 vezes menos do que o azul. E não é HEV.

O Azul gera visão cansada, quela dificuldade em focar, visão borrada, olhos secos e irritados, dor de cabeça, …

Fora o aumento do risco de depressão, diabetes, obesidade, câncer, doença de coração, … que ainda não sabemos muito bem como acontece mas já foi estabelecida uma relação.

O que pode ser feito?

De pronto, reduzir a luz azul noturno. Preferir luz quente (amarelada).

Nos dispositivos, também reduzir a luz azul com a ajuda de um Modo Noturno no iOS, f.lux no macOS/Windows/Linux e Twilight no Android.

Outra solução é o uso de óculos com lente amarela. Sendo bem sincero, o efeito desses óculos é bem similar às soluções por softwares.

Mas… Mas…

Eu venho utilizando esses óculos que filtram a luz azul e posso dizer que eles valem a pena.

Qualquer óculos com lente amarela/âmbar/laranja/cobre vai ter o mesmo efeito em relação ao azul.

Agora, por que valem a pena?

Não sei se você já reparou é comum esportista usarem óculos com lentes amarelas. Isso é por causa do azul, que sendo de alta “frequência e energia”, “espalha” mais no olho. Na prática, a imagem vai ficar mais borrada. Bloquear o azul vai aumentar o contraste, as formas ficarão mais definidas. Aumenta sua percepção e logo reduz o tempo de resposta. Gamers estão usando muito exatamente por isso. É a diferença entre tomar um head shot ou não.

Para quem usa o computador, te digo você terá muito mais nitidez. Como uso tela retinas e não retina no computador e diferença que antes dos óculos era mínima, agora chega a incomodar. Por dois motivos: pelo azul e pelo 0.2D.

Com essa dioptria, 0.2D, é como se você tivesse um leve zoom na tela no computador. Tecnicamente, ele ajusta o foco para a distância do computador. O olho não gosta de focar na distância que fica o computador, prefere mais perto ou mais longe.

Eu tive que chegar a tela do computador um pouco mais para trás para ficar mais confortável ao meu olho.

Tenho usado sempre que estou no computador. Seja de dia ou de noite.

E a vista cansada melhorou consideravelmente. Até por que as lentes protegem o olho do vento do ar condicionado. Pra mim que nunca usei óculos está fazendo uma baita diferença. É chato ter mais uma coisa para limpar no final do dia. Não tem como evitar as marcas de dedo e gordura.

Sobre o impacto no sono eu confesso que não posso opinar, não tenho problema com o sono. Mas te digo que é bem agradável ao olho.

A mudança nas cores é mínima. Há versões para designers e editores de vídeos, pessoas que dependem da precisão das cores. Mas elas não terão o benefício da filtragem da luz azul.

Enfim, os óculos podem ser achados a partir de USD 10 nos US. Tem até uns modelos apropriados para gamers, imagina usar um fone de ouvido pressionando a orelha e a armação incomodando.

Os óculos para computador mais falados são os da Gunnar. Há representação no Brasil.

Os resultados em relação ao bloqueio da luz azul por software é bem parecido, embora não tenha como filtrar a luz azul da lâmpada de LED. E possuem de extra o pré-foco para aliviar o cansaço da vista e curvatura para preservar a umidade ocular.



Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar