A maoir referência para gravar, converter e streaming de áudio e vídeo é o FFmpeg. É poderosíssimo, multi-plataforma e também muito difícil de usar. É tudo linha de comando.
Existem outras soluções para lidar áudio/vídeo. Mas são muito limitadas. Atenderão uma ou outra necessidade específica.
O que recomendo é o HandBrake. Extremamente poderoso e pouco limitado para converter seus vídeos! E já vem com os modelos para os iTrecos.
Ele é praticamente uma interface gráfica para o FFmpeg com os formatos disponíveis para os dispositivos da Apple. Perfeito!
Quer salvar o mkv ou o avi que você baixou da internet no seu iPad com legenda em pt-br também baixada? HandBrake.
Quer assistir um vídeo em flash que você baixou do YouTube no seu iPhone? HandBrake.
O HandBrake inclusive ripa CD/DVD!
Falou em conversão de vídeo, use o HandBrake. Ele também é multi-plataforma. Pode te ajudar, além do OS X, no Windows e Linux .