dicas

Por que deixo 2 apps com a mesma função no meu gadget?

Computação é redundância, diferentemente da vida. Na vida não temos carro reserva, nem uma segunda carteira de identidade, tão pouco compramos um segundo exemplar da revista na banca para o caso de acontecer alguma coisa com a primeira. As coisas simplesmente estão disponíveis no mundo real. Perdeu a carteira de identidade ou algum documento? Tira uam segunda via. Esqueceu a revista que estava lendo dentro do cinema? Compra outra. Bateu com o carro? Vá de ônibus, metro ou táxi. Não gosto muito dessa postura de ter algo reserva para em algum dia poder usar caso algum problema aconteça como o principal. Isso só ocupa espaço.

Claro que existem exceções. Você saiu num jornal e quer guardar isso para a posteridade, compre vários exemplares. E entre outras exceções temos os computadores.

Computadores irão falhar. É uma questão de tempo. Por isso faço backup. A nuvem facilitou muito o backup. Mas ainda existem textos, fotos totalmente locais que precisam de backup.

No iOS surge uma outra necessidade de backup. Backup de App. Acontece do desenvolvedor enviar para a Apple um versão bugada. E como não há rollback de versão. Na verdade até há, basta ir na lixeira e instalar novamente o aplicativo, mas isso só funciona no computador. Você pode ficar na mão na rua. Eu tenho 2 aplicativos de RSS, twitter, browser, editor de texto.

Alguns apps tenho até mais de dois porque gosto do jeito que determinada função pode ser realizada, ou como foi implementado certo recurso. Por exemplo, gosto do Twitter. Mas ele não agendar tuite como o HootSuite.

Você pode pensar. Ué, não bastaria pegar o novo app na App Store?

Verdade. Só que antigamente os aplicativos que não estavam no seu dispositivo apareciam como disponíveis para compra. Já comprei apps quando na verdade queria obter qualquer um dos que já tinha baixado. Então passei a deixá-los no iTreco. Hoje em dia não faz mais tanto sentido esse argumento porque os Apps já comprados, mesmo que não presentes no dispositivo, aparecem sem preço na Loja. Fica mais fácil de localizar. Continuo com essa prática por que as contas já ficam configuradas, mais prático.

Mas ainda vale a regra. Mais de 6 meses sem usar? Deleta o aplicativo.

#fikdik

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar