dicas

Possibilidades do AirPrint

O AirPrint permite que você imprima seus documentos diretamente do iParelho.

Sem configuração zero.

Uma vez que a impressora esteja ligada na mesma rede física do dispositivo, basta seleciona imprimir que a impressora aparecerá disponível. Não precisa instalar driver. Nada.

Mas e se você não tiver uma impressora AirPrint?

Impressora WiFi/rede

Se a sua impressora for uma impressora de rede, não é uma impressora ligada em rede, e sim uma impressora que suporta o protocolo de rede, você pode usar um aplicativo da linha do PrintDirect, PrintCentral ou PrintBureau. Todos da EuroSmartz.

Diferente do AirPrint onde você desde qualquer aplicativo consegue imprimir seus documentos, nesse método você precisa abrir o documento no app de impressão e então imprimir.

Para identificar uma impressora de rede ele tem q ser WiFi ou se conectar na rede via cabo RJ-45. Se for um cabo usb, mesmo que conectado a um roteador, como o Time Capsule, essa impressora não suporta o protocolo de rede. Apenas está ligada em rede.

Impressora via cabo

Você pode usar as soluções da EuroSmartz. Só que para imprimir nas impressoras via cabo é preciso instalar um app no computador onde está plugado a impressora.

Sendo assim, prefiro o Printopia. Ele emula uma impressora AirPrint na sua rede. Permitindo que o iOS enxergue o Printopia com uma impressora AirPrint. E ele se encarrega de levar o documento até a impressora.

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar