dicas

Potencializando o Email

Recomendo compartimentalizar os endereços de email. Nada de misturar o profissional com o pessoal.
Eu tenho um email pessoal, profissional e também o do cocatech, na verdade bem mais do que isso. Assim eu posso me focar no que quero fazer. Quero responder ao cocatech? Sei onde ir. Não preciso catar as coisas num mundaréu de mensagens.
O mesmo conceito eu aplico no pessoal. Tenho um email pessoal que uso para as interações. Um outro para cadastros em sites, leia-se para spams. E um outro para bancos. Separar os emails pessoais dos bancários é interessante também porque dá uma confiabilidade maior para os emails recebidos das instituições financeiras. Por mais que você seja zeloso em divulgar seu endereço, seu amigo pode dar uma escorregada. Ele pode ser alvo de um ataque virtual.

E mais, tem muita gente que não sabe usar o CCO. Que diga-se não é “com cópia oculta”, e sim cópia carbono oculta. Quando for enviar email para muitas pessoas, preserve o email de seus amigos. Use o CCO/BCC(blind carbon copy) ao invés do “para” ou “cc” – que tão pouco significa “com cópia”.

Ainda que bancos não enviem solicitações aos clientes. É comum que corretoras de ações o façam.

Outra dica: você sabia que você pode “personalizar” um email no GMail?

Por exemplo, o email do CocaTech é [email protected] Mas o [email protected] também chega na mesma caixa. É possível através do “+marcador” identificar a origem do email. Imagine que eu queira fazer um cadastro num site que desconfio me tornará alvo de spam. Posso usar o [email protected], confirmar o endereço de email, e caso vire spam, posso criar uma regra no GMail para contornar a situação.

Leia também o artigo sobre o Guerrilla Mail.

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close