opinião

Preços do Mac no Brasil

Há no Brasil algum jeito comprar um Mac num preço justo? Ou espero ir aos EUA e compro? O que indica?

A Apple é extremamente protecionista, ou xenófoba. Ele é feita para americanos. Embora ela tenha olhado com mais carinho ultimamente o mercado internacional.

O preço mais barato dos produtos Apple é nos Estados Unidos. Mesmo sendo fabricado na China, o preço chinês é superior ao americano.

O melhor lugar para comprar Macs é nos EUA. Na verdade, o Helbixa acabou de me atualizar. O lugar mais barato é Hong Kong. Cerca de 1%-2% mais barato. Outros países também tem um preço muito convidativo se comparado ao brasileiro. A dica que dou é aproveite as viagens. Ou, até mesmo, use o Mac como motivo de viagem.

Nem sempre acontece de viajar. Aí a sugestão é aproveitar os Macs usados ou de uma geração anterior. O MacBook Pro que tenho, foi comprar em 2011 por uns 4mil reais. O preço dele no Brasil é de 8mil reais. Hoje, como é da geração passada, é vendido por uns 6mil em loja. Usado por uns 3mil reais. É uma baita máquina. E não está nem um pouco desatualizada.

Aqui está um conceito muitas vezes esquecido. Um produto Apple não fica obsoleto de uma geração para outro. Vale a pena sim comprar, digamos, um Mac Mini ou iMac mesmo sabendo que virá um update por aí. Só tem que ver se o preço compensa.

Já o iPhone eu acho que compensa comprar no Brasil. Devido aos benefícios do plano. Pelo menos achava até o iPhone 4S.

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar