notícias

Sistema de Bloqueio de Celulares Piratas entra no Ar Amanhã, e aí?

estilo-iphone-5s

O G1 divulgou que o Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos(SIGA) entra no ar essa segunda(17).

A ideia da Anatel é combater os Aparelhos Piratas. Aparelhos celulares não-homologados podem gerar interferência no sinal celular, emitir níveis de radiação nociva à saúde, …

Nessa primeira fase, que vai até setembro, só serão coletados dados. Por dados entenda o IMEI, uma espécie de chassis do celular. Com o IMEI é possível saber o modelo, fabricante, país, … e o mais importante para a Anatel, se é ou não homologado.

Há problemas. Como é possível “adulterar” o chassis de um carro, também é possível clonar IMEI.

Turistas. O Turista vem ao Brasil assistir o jogo da copa, bem capaz que seu aparelho não seja homologado. Não vai funcionar?

Por isso que a fase de bloqueio começa em setembro. Tudo permanece do jeito que está durante a copa. Aliás foram espertos em ativar o sistema de coleta de dados antes da copa, terão um boa base de estudo.

E o meu iPhone 5s comprado nos US não-homologado, vai parar de funcionar em setembro?

Difícil dizer. Até hoje eu sei e até onde eu não sei, nem a Anatel sabe. Há visões internas diferentes e ainda não teria sido definido.

A proposta que parece ter mais adoção é sim bloquear iPhone 5s comprado nos US não-homologado.

Mas e os turistas? Deve ser dado um prazo de 15 dias para o celular não-homologado continuar funcionando, antes de ser bloqueado nas redes BR.

No momento há muito mais perguntas que respostas.

Em todo caso, para smartphones sempre vale a máxima do “tenha selo anatel”.

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close