reviews

Sparrow vs. Mail iOS

O Sparrow é um cliente que ganhou muitos adeptos no OS X em deferência ao Mail padrão. Principalmente na época do Snow Leopard, antes das atualizações que vieram no Lion deixando o Mail mais agradável. Ainda assim, o Sparrow elegante e bem funcional. Existe uma versão free para o OS X que você pode testar.

Gosto do Sparrow. Embora não o use. Preciso ter o acesso aos emails offline. O Mail baixa todos os emails e os deixa locais. O que me atende perfeitamente quando preciso acessar um determinado email numa reunião onde não tenho conexão.

Agora, vale a pena pagar USD3 pelo app no iOS?

Vale. A comparação veio pelo twitter. O Mail no iOS está para o cliente oficial de Twitter para iOS como o Sparrow está para o  Tweetbot.

Ainda há deficiências. Não tem suporte a POP nem notificações.

Mas em pensar que o Mail no iOS se manteve praticamente igual nos seus 5 anos. Sangue novo é um alento. Não que o Mail seja ruim. Não é. Mas o Sparrow pode trazer as solicitações dos usuário com mais agilidade.

O que o Sparrow tem que o Mail não tem?

  • Elegância, o mail é hierárquico nas caixas de entradas. O Sparrow também. Mas uso a interface de layers presente no twitter para iPad e também no app do facebook.
  • Filtros. Um toque e temos a lista de email não lidos. Outro e vemos a lista de email com marcação. Mais um e voltamos a lista completa.
  • Avatares. A lista de email fica com cara de timelime do twitter. Muito mais agradável.
  • Espaço. A barra inferior na leitura do email não existe. Foi trocada por um botão que a expande e retrai horizontalmente. No estilo de layers.
  • Rolagem entre threads.
  • Acesso rápido aos endereços de email mais usados.
  • Permite mover e arquivar mensagem em lote.
  • etc

Certamente será um up na sua produtividade.

O que mais me encantou foi saber que mais novidades estão por vir. Não há como abandonar as notificações push do Mail. Ainda é preciso do Mail. Mas por pouco tempo.

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close