dicas

TextExpander como “corretor ortográfico”

quem interage já um pouco mais comigo sabe que não faço muito o uso de letras maiúsculas. até a pontuação abro mão, optando pelo uso de “…” mas a acentuação é uma coisa que gosta de usar. inclusive a crase.

o textexpander até tem uns modelinhos de autocorreção. mas tenho o meu próprio. e nele tem coisas simples como iphone que vira iPhone. o mesmo para iPad, iPod, MacBook Air, MacBook Pro, 4S, 3G, MB, GB, e por aí vai!

#fikdik

saindo o textexpander. sobre a crase… tive um professor de português muito bom. que me ensinou um truque para o uso da crase. basta vc trocar para o masculino. vocês sabem que crase é um sinal gráfico para designar o uso de dois a’s, “a” preposição e “a” artigo. “passei em frente a praia” tem ou não crase? masculino! passei em frente ao mercado. logo “passei em frente à praia” é craseado.

mas e se não tiver masculino?

“Vou a Portugal”, “Vou a Espanha” são craseados? mesma regra troque! se não tem masculino, ao invés de ir volte. “Vim de Portugal”  “Vim da Espanha” onde da é a junção da preposição de mais o artigo a. logo, apenas “Vou à Espanha” é craseado!

#fikdik

importante: essa dica de troca o que você não sabe por coisas análogas ao seu universo conhecido funciona muitas coisas além da crase. funciona praticamente pra tudo!

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close