reviews

Time Capsule

A Apple atualizou silenciosamente a sua linha de roteadores Wi-Fi. A principal mudança está no espaço de armazenamento disponível. Agora temos 2TB ou 3TB.
Sempre sofri por conta de roteador. D-Link, LinkSys, Trend e vários outros. Praticamente tinha o boot semanal do rotedor no meu ToDo list.
Resolvi dar um voto de confiança ao AirPort Extreme Base Station, apesar o preço. Sim, como tudo na Apple o preço é absurdo. Mas vale a pena. Lembro apenas de 2 ocasiões que precisei reiniciá-los.
Sou um hard user. P2P, Torrents, NZB’s, NAPT, tudo, acho. E o AirPort Extreme Base Station 3rd Generation aguentou.
Mais tarde comprei um Time Capsule 1 TB, também 3rd Generation. O principal fator para a aquisição foi ter um HD sempre disponível a um baixo custo de energia.
Ele é guerreiro além de fornecer internet para 12 dispositivos, ainda cuida do backup de 2 MacBooks Pro com 500 gigas de HD em cada, além de alguns outros arquivos. O que quero dizer é que 1TB é bastante razoável. Optei pelo de 1TB por que o de 2TB era muito mais caro. 200 dólares de diferença. Especulei que se precisasse de mais espaço compraria um hd externo e o conectaria ao Time Capsule via porta USB presente no gadget.
O mesmo raciocínio pode-se aplicar à 4th Generation. Vá de 2TB. Precisou de mais espaço? Compre por 150 dólares um HD de 3TB. Você terá 5TB e ainda economizará 50 dólares.
Tirando o preço, o conjunto de roteadores da Apple é excepcional. Quando me mudei, tive problemas para ter cobertura Wi-Fi em toda a residência, resgastei o aposentado AirPort Extreme Base Station, e com um simples clique disse que queria que ele fosse um replicador da minha atual rede Wi-Fi. Simples.
Estranhei no primeiro momento a falta de uma interface web para esses roteadores. Só é possível configurá-los pelo programa proprietário. Fora isso nenhum outra diferença no uso.
Ele opera na frequência de 2,4 GHz e 5GHz, que podem operar separadamente se for necessário. Suporta 802.11 a/b/g/n, IPv6, firewall, e tudo o mais que se pode esperar. E ainda permite uma rede extra para convidados completa, com senha e isoloda ou não da rede principal. Ideal para os amigos que aparecem na sua casa. Você não precisa expor a sua senha, nem a sua rede de computadores.
Se você está pensando em atualizar se roteador, #fikdik.

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close