dicas

Você sabe o que é um Podcast?

De uma forma imprecisa, podcast é um programa de rádio distribuído pela internet. Isso é impreciso porque existem os videocast, podcasts de vídeo. E não dá para ver vídeo num rádio, não é mesmo?

Mais precisamente, Podcast é a junção de iPod e broadcast. Onde iPod é o famoso tocador da Apple, e broadcast significa difusão. Podcast é um conteúdo, seja somente áudio ou audiovisual, distribuído de forma independente. Totalmente internet.

Uma curiosidade. iPod é uma referência ao EVA Pod do filme 2001 – Uma Odisséia no Espaço. Era uma nave auxiliar, transportando um único homem. Pod significa casulo, bainha. Nesse sentido, iPod é usado para você guardar algo e “carregar” sempre ao seu lado.

Sei que no nosso mundo não vivem mais as musas da oratória, mas é poético pensar que podcast é uma “forma de distribuição de conteúdo para você levar sempre ao seu lado”.

Que horas passa o Podcast?

Podcast não é síncrono como na TV ou rádio. Você escuta o seu cast quando quiser, aonde quiser e com quem quiser. Você baixa o episódio, leva para o seu player, e escolhe a melhor oprtunidade. Seja no ônibus, no engarrafamento ou na espera do médico.

Quais os temas de um Podcast?

Existem podcasts sobre os mais diversificados assuntos, de tecnologia à espiritualidade. Boa parte deles é feito de forma amadora, não que isso seja ruim, muito pelo contrário. É feito por amantes, pessoas apaixonadas pelo assunto, e portanto muito sabem sobre ele! É possível encontrar programas bem específicos que dificilmente cairiam na TV ou rádio, como podcast sobre série de TV.

E o melhor é grátis!

Ou seja, você escolhe a sua programação na hora e lugar que desejar. Isso é internet. Você busca e monta a sua programação. Afirmo, por esse motivo, que a audiência de um podcast é muito mais qualificada do que uma audiência de TV ou rádio.

Existe um requisito técnico para um podcast?

Sim. O feed RSS. Lembro que existem podcast de áudio e podcasts de vídeo. O feed RSS contém os episódios do podcast. É, digamos, o guia de programação. É o feed RSS que você assina para receber automaticamente os episódios!

E como assino um podcast?

Você pode assinar o podcast no iTunes e assim transferir para o seu iTreco. Ou ainda usar algum aplicativo que  para isso no seu iTreco, como o Instacast ou o Downcast. Ou também assinar em algum player de podcast no seu PC, como o Winamp ou o Zune. Ou em muitos casos ouvir no próprio site do podcast, o que é bem pouco prático, convenhamos.

Como assinar no iTunes?

Busque ou insira o feed no menu Avançado/Assinar Podcast. Apesar do termo assinar, isso não envolve nenum tipo de pagamento.

O iTunes permite dizer a periodicidade de atualização dos casts e quantos manter. E você ainda pode alterar esses ajustes para um podcast em específico.

Enfim, podcast é um programa que você escolhe o assunto que mais lhe interessa e leva com vc para ouvir quando e onde quiser, de graça e você pode começar a ouvir e terminar a hora que quiser. Imagine você começar a ouvir seu programa favorito, poder parar e voltar depois de onde parou. Imaginou? Isso é podcast!

Aqui vão algumas dicas de podcasts

CocaTech, um podcast diário sobre tecnologia desde um ponto de vista Apple. http://feeds.feedburner.com/cocatechpodcast
MacCult.tv, Tutoriais em vídeos de iniciantes a jedi’s. http://maccult.tv/feed
Rapadura Cast, sobre cinema. http://feeds.feedburner.com/rapaduracast
Fronteiras da Ciência, sobre o que é ciência e o que é mito. http://www.if.ufrgs.br/~arenzon/fronteirasdaciencia.xml
Papo Lendário, sobre mitologia. http://www.mevio.com/feeds/papolendrio.xml
Café Brasil, reflexivo e musical. http://podcast.lucianopires.com.br/feed/
Nerd Cast, mais que assuntos nerds, mais que uma visão nerd do mundo, um novo jeito de fazer humor.
http://jovemnerd.ig.com.br/categoria/nerdcast/feed/rss/

Pelo bem da mídia, divulgue esse artigo. Personalize-o, colocando as suas dicas de podcasts, e viralize-o.

Se você gosta de podcast esse é o pedido que faço para você.

O conteúdo do CocaTech é totalmente livre. Use-o à votande. Altere-o como queira. Só não vá ganhar em cima disso, né?

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close