VPN – Virtual Private Networks, redes virtuais privadas. Para que serve?
Na prática para esconder o seu IP.

Por exemplo, o Pandora não permite acesso de brasileiros. Como o Pandora restringe o acesso. Pelo IP. Se o IP do usuário for do Brasil, ele bloqueia o acesso. Como resolver isso? Bom, antes, vamos esclarecer que essa prática é ilegal. O texto que segue tem efeitos didáticos e de em nenhuma forma incentiva a prática.

Basta uma VPN que forneça IP americano. Você configura uma VPN no seu dispositivo e redireciona todo o tráfego de internet para o servidor da VPN, de tal forma que para o Pandora você estará acessando desde os Estados Unidos.

VPN’s estão disponíveis para todas as plataformas. Desktops, notebooks, tablets, smartphones, windows, linux ou os x.

Outra utilidade para a VPN’s é proteger conexões de internet não seguras. Sabe aquele Wi-Fi público, sem senha? Não quer que seus dados trafeguem na rede da sua empresa? VPN!
Com VPN’s também permite burlar ao acesso a sites restritos na sua rede. Exemplo: sua empresa bloqueiao acesso ao facebook? Seu provedor de internet não permite o download de torrents? VPN!

Existem alguns servidores gratuitos. Vale a pena apenas para algum teste. O aconselhável são servidores pagos. A confiabilidade é maior. O preço varia entre 5 e 10 obamas por mês.

Cito alguns servidores pagos:

Só fique atento o IP de qual país o servidor fornece e verifique se atende a sua necessidade.
Claro que existem outros outros para VPN’s, como o acesso seguro de redes corporativas, mas esse não é o foco desse artigo.

 

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar