notícias

1Password 4 para iOS na área

A AgileBits disponibilizou hoje a quarta versão do 1Password.

O app foi todo refeito.

Há sincronia via iCloud ,além do Dropbox e exportação via Compartilhamento de Arquivos via iTunes.

Backup nunca é demais. E vale a pena ativar todos! Mas o iCloud não é primodial. Além da versão para Mac, a 3, ainda não suportar o iCloud. E a versão Windows que nunca suportará. O que deixa o Dropbox como mandatório.

Mesmo quando a versão 4 para Mac sair, já está no forno. Acredito que eles tenham postergado um pouco para poderem focar no suporte da nova versão no iOS. Eles são muito atenciosos. Mas mesmo com a versão Mac suportando o iCloud, ainda sugiro que fiquem com o Dropbox habilitado.

Isso porque dentro do arquivo 1Password.agilekeychain que fica no Dropbox existe um webapp que permite o acesso às suas senhas. Basta abrir o app dentro do próprio site do Dropbox.

Fora isso a interface foi renovada! Criaram o conceito de favoritos para facilitar a navegação. Ficou lindo! As animacões são um prazer aos olhos.

1password-chaves

Também ficou muito mais natural o uso do browser interno, já que as regras da Apple não permitem extensões no Safari mobile. Basta um swype lateral para alternar entre os modos.

1password-browser

E agora é possível a geração de senhas no iPad.

Importante: O 1Password 4 é um update pago. Sou contra updates pagos desde que sejam updates muquiranas. Esse update que “só” traz uma interface renovada, geração de senhas no iPad e iCloud pode ser chamado de update muquirana. Só que são mais de 3 anos de versão 3. A AgileBits tem história. Vale o update.

Há um FAQ sobre a migração da versão 3.

Há problemas com o sincronismo Dropbox, não falha exatamente. Parece algum problema ao deletar arquivos, o que gera alguns conflitos. Sincronizar 2, 3 vezes deve resolver o problema. Já contactei a AgileBits, eles estão cientes do problema.

Uma nova versão é esperada em breve, talvez na próxima semana.

O que não gostei é que para entrar é preciso digitar a senha master. Na versão anterior tinha uma senha numérica, menos segura, porém de digitação mais rápida.

Nota: Pode descartar tudo o que escrevi aqui. Sou “fã” do 1Password. E disse. 🙂

Atualização

Descobri como acionar a senha numérica, menos segura. Configurações -> Segurança -> Código de Desbloqueio Rápido.

1password-desbloqueio-rapido

A dica extra para deixar o Código de Desbloqueio Rápido funcionando sempre é marcar o Nunca no Bloqueio Automático.

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar