dicas

Aumentando a Memória RAM do seu Mac

Existem diversos tutorias na internet sobre como trocar a memória RAM do seu mac. O que pouco se fala é como comprar a memória RAM adequada.

Você é claro sabe o quanto de memória seu Mac tem, né? Se não vá em Menu ->  -> “Sobre Este Mac…”

O primeiro passo é identificar a sua memória(tipo, velocidade e capacidade) e quantos slots sua máquina possui. Macbooks, Macbooks Pro e Macs Mini possuem 2 slots. iMacs possuem 4. Isso mesmo, a Apple usa a mesma memória de notebooks nos Mac Minis e iMacs. Para descobrir isso vá em “Informações do Sistema” dentro de Utilitários em Applications. Selecione Hardware -> Memória.

O ideal é sempre ter memória em pares. Quer 4GB? Coloque 2 pentes de 2GB ou 4 pentes de 1GB. Quer 8GB? 4 pentes de 2GB ou 2 de 4GB. Aí é fazer contas. Se os todos os slots estiverem ocupados, você não poderá aproveitar a sua memória atual.

Você sabe o quanto de memória quer colocar? Se não sabe a resposta ideal para você deve ser 4GB. Se você é uma pouco mais geek e entende de memória RAM, use o “Monitor de Atividades” com os programas que mais usa abertos para obter uma boa estimativa.

Outro detalhe. Ao contrário do windows que reconhece até um determinado limite de RAM, o windows xp só reconhece até 3 GB, o Mac OS X não tem nenhuma limitação. O limite está no hardware. MacBook Pro 2011(early) aceitam até 8GB por slot. Os até 2010 aceitam 4BG por slot. Descubra o limite máximo da sua máquina em Quanto de memória RAM posso colocar no meu MAC?.

Vamos supor que você tenho um MacBook Pro early 2011 com 4GB. 2 pentes de 2GB DD3 1333MHz. Num todal de 2 slots. Todos ocupados. Descubro tudo isso no “Informações do Sistema”. E que queira por 8GB. É possivel por apenas 1 pente de 1 GB DDR3 1333MHz. Entretanto, o mais indicado é por 2 pentes de 4GB DDR3 1333 MHz. Não será possível aproveitar a sua memória atual devido ao número de slots do MacBook Pro.

Agora vamos comprar esses dois pentes.

A Apple trabalha com 4 fornecedores: Samsung, Hynix, Micron e Transcend – em máquinas mais antigas.

Para descobrir quem fabricou a sua memória, abra o “Informações do Sistema” dentro de Utilitários em Aplicativos. Selecione Hardware -> Memória e obtenha o Fabricante. Comparando o código com a lista abaixo:

  • 0x014F  : Transcend Information
  • 0x2C00 : Micron Technology, Inc.
  • 0x802C : Micron Technology, Inc.
  • 0x80AD : Hynix Semiconductor Inc.
  • 0x80CE : Samsung Electronics, Inc.
  • 0xAD00 : Hynix Semiconductor Inc.
  • 0xCE00 : Samsung Electronics, Inc.

Será muito dificil conseguir uma memória “original”. Não que a Samsung, por exemplo, não venda memórias RAM’s. Acontece que os fornecedores são proibidos de vender o mesmo produto.

Então o que fazer?

O indicado é checar com o vendedor a compatibilidade. Alguns fabricantes possuem modelos específicos para a Mac’s. A Kingston possui 2 linhas de memórias para notebook: KVR – Value RAM – e a KTA. A KTA é específica para Macs. Essa KTA é “Apple Certified”. Ou seja, aprovada pela própria Apple. Existem também a “Apple Qualified”. Elas não são aprovadas pela Apple, e sim garantidas pelo próprio fabricante.

É possível usa a KVR da kingston? Sim é. Mas existem relatos de incompatibilidade. Aí é jogar com o preço versus benefício. Em verdade você até pode usar uma memória com sincronismo mais rápido, 1333 MHz por exemplo, numa placa mãe mais lenta, tipo 1066 MHz. Eu já fiz isso por uma questão de preço. Memórias “defasadas” são mais caras que a que está sendo mais vendida, lei da oferta e da procura. Mas vou deixar essa “tecnicidade” por conta dos geeks especializados em hardware.

Ao meu ver o mais importante é ter algum tipo de “parceria” com o vendedor. Assim em caso de incompatibilidade, efetua-se a troca.

Eu indico alguma? Bem, a minha é Kingston KTA-MB1333/4G. 2 pentes. E não tive problema. Conheço muita gente que está feliz da vida com a sua KVR. Você pode consultar a linha completa pferecida pela Kingston.

Existem outras marcas igualmente boas, como a Corsair e mais baratas que a kingston. Aí é jogar com preço versus benefício.

MacBook Air e MacBook Pro com Tela Retina

A memória RAM desses notebooks são soldadas na placa mãe. Portanto não é possível efetuar trocas. No ato da compra, tenha certeza da quantidade de RAM necessária.

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close