opinião

3G+ vale a pena?

Já que a Claro disponibilizou o 3G+ para todos os usuários sem custo adicional, essa pergunta não se Aplica. Vou estudar o plano da Vivo. A Tim e Oi estão atualizando as suas antenas, mas ainda não há previsão.

O 3G+ permite taxas de download entre 3mbps e 5mbps. Upload de 2mpbs. Além de aumentar a franquia de dados. Tudo isso um custo extra de R$15. Isso, claro depende do plano.

Mas vale a pena pagar esse extra? As páginas abriram mais rápido?

Eu acho que vale e não é por causa da velocidade de abertura das páginas. Ele tende a ser a mesma, com uma pequena melhora. O ganho de velocidade se mostra mais útil no download pesado. Podcasts, vídeo. No uso habitual não fará tanta diferença assim.

Quando saímos da internet discada para a banda larga fixa houve uma diferença gritante entre o tempo de carregamento das páginas. Agora entre uma banda larga fixa de 1mbps e outra de 10mbps a diferença não é tão grande.

Só que tem alguns detalhes… Pagando esse R$15 extras tenho uma internet “super rápida” por 500MB. E transformo meu plano em um 3G ilimitado! Isso porque uma vez atingindo a franquia a velocidade é limitada em 1mbps, segundo o atendente via contato telefônico. Essa é a velocidade padrão do 3G.

Ou seja, fazendo esse upgrade volta-se aos planos iniciais de 3G. Isso sim vale muito a pena.

Se você tem ums desses planos de internet ilimitado de uns 3 anos atrás e não se desfaz dele por anda está aí uma boa dica.

Claro, ainda tenho que confirmar como fica a velocidade depois do estouro da franquia. Já o @vivoemrede afirmou ser de 64kpbs. Sabe como são os atendentes né?

Atualização

18/04/2012 – Infelizmente o corte, após atingir o limite da franquia, joga a velocidade em 64/128Kbps.

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close