dicas

Acelerando seu Mac: O que pode deixar meu Mac Lento?

macbook-pro-desktop
A maioria dos problemas qua acontecem no Mac são de hardware. Algo intermitente acontecendo é sinal de que alguma peça vai abrir o bico.

Um problema histórico que o Mac tem são as Permissões de Disco. É bem verdade que o OS X até tenta se resolver sozinho, mas não custa ajudar. Vez ou outra Verifique as Permissões de Disco no Utilitário de Disco.

Outra boa dica para saber se o Mac realmente está no limite é o Load Avarage. Expliquei o conceito aqui.

Óbvio que antes de buscar um culpado pela Lentidão do seu Mac você o reiniciou, né?
Todo Computador de beneficia de um boot. É como se fosse o equivalente a uma massagem nos humanos, ou um banho frio.

Seus apps óbvio devem sempre estar atualizados. Pode haver algum bug que deixe o Mac instável. Verdade que os softwares mais novos tendem a consumir mais recursos. Mas nem sempre. O Mavericks e Yosemite são provas disso.

Outro que pode estar ocorrendo é uma reindexação do Spotlight. Basta clicar na Lupa no canto superior direito da tela, abrindo o Spotlight para descobrir se está acontecendo reindexação.

Muitos Aplicativos Abertos. Se você tiver um Mac com SSD nem vai sentir tanto. Mas ocupar toda a memória RAM faz com que parte da informação seja paginada no disco. Isso deixa as coisas mais lentas. Quando um Aplicativo está rodando, aparece um ponto luminoso embaixo dele no Dock.

Por muitos Aplicativos abertos, considere também a quantidade de Abas abertas no Navegador. Se for precisar delas depois, e não agora, as favorite. Se forem artigos para leitura posterior, salve no Evernote ou no Pocket.

Mas podem haver também processos em execução que não aparecem no Dock. A primeira dica é espiar os Itens de Início no Menu  -> Preferências de Sistema -> Usuários e Grupos. Nem tudo estará lá, ainda existem os Daemons e os Agents. Mas já é um bom começo.

O que vai resolver mesmo é abrir o utilitário Monitor de Atividade e espiar o que está consumindo recurso. Ir no Google e descobrir o que cada item faz e avaliar se você precisa dele.

Se ainda assim o Mac estiver cambaleando, vá no Menu  -> Preferência de Sistema -> Dock. Retire a Ampliação, troque o Efeito Gênio pelo Efeito Escala e desmarque Animar abertura de aplicativos.

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close