dicas

Como escolher SSD para o seu Mac

Vou comprar um SSD pro MacBook Pro. Preciso prestar atenção para a velocidade de leitura/gravação sequencial apenas?

Primeira coisa. Descubra a compatibilidade SATA do Seu Mac.

Para isso, acesse o Menu Apple no canto superior esquerdo, selecione esse Mac, clique em Mais Informações, depois em Relátorio do Sistema e finalmente Serial ATA dentro de Hardware.

Selecione seu Chipset na lista e procure por Velocidade do Link.

1.5 Gigabits indica SATA I, 3 Gigabits SATA II e 6 Gigabits SATA III.

Existe compatibilidade nos SATAs. Um SATA III funciona num link SATA II se estiver descrito nas especificações, muitas das vezes esse chaveamento é automático. E um SATA II também funciona num link SATA III. Ou seja, qualquer SATA é compatível com qualquer SATA, a princípio qualquer um funcionaria no seu Mac.

Saber qual é o seu SATA permite o correto dimensionamento. Se você tiver um link SATA III o dieal é comprar um SATA III. Já se for um SATA II, ainda que um SATA III funcione, SATA III está sendo subutilizado. Havendo planos futuros de atualização ou se compensar financeiramente, pode-se pegar o SATA III.

A velocidade de gravação é importante. Quanto mais rápido, melhor.

Agora, sendo sincero, creio que mais importante que SATA I, II ou III, mais importante que velocidade de gravação, é seguir a dica do Alexandre Torres. verifique qual SSD a Apple está usando.

Usar o mesmo SSD é a melhor dica para evitar problemas. Ainda que tenha melhorado muito ao longo do tempo, o Mac é muito sensível no que se refere a hardware.

A dica, hoje, é o Samsung série 840 de 256GB.

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar