perguntas

Como funciona o Repouso do OS X?

O Mac pode assumir alguns estados, basicamente: ligado, desligado, repouso(Safe Sleep) e suspenso(Suspended).

Ligado e desligado não carece de maiores detalhes.

O repouso acontece quando deixamos o Mac sem atividade por 15 minutos, tempo configurado no Economizador de Energia nas Pereferências do Sistemas, ou quando forçosamente o colocamos em repouso com os cantos de acesso rápido do Mission Control, por exemplo.

Nesse estado, todo o conteúdo da memória RAM é salva num arquivo sleepimage. Além disso, a memória é mantida energizada, seja num MacBook, que tem bateria, ou num iMac.

Deixar as memórias energizadas garante que o processo de acordar será muito mais rápido. Algo na casa dos 10 segundos. Muito menos do que o 1 minuto do tempo de iniciar.

Quando há uma falha que impede que as memórias se mantenham energizadas, acabou a luz no caso do iMac ou acabou a bateria no caso do MacBook, o Mac entra no estado de suspensão. Estado bem semelhante ao hibernar do Windows. No estado de suspensão, não há consumo de energia.

Esse processo de acordar após ter entrado em suspensão é bem semelhante ao iniciar, só que o conteúdo da memória RAM não vem “limpa”, o conteúdo é carregado a partir do sleepimage.

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar