GTD ou Get Things Done é um sistema de gerenciamento para aumentar a produtividade.
Embora o GTD seja uma metodologia com passos específicos, cada um acaba ajustando o sistema ao seu jeito. E hoje GTD é quase um sinônimo de método de organização e produtividade.
Verifique suas Caixas de Entradas periodicamente. Esse é um dos cernes do GTD. Elas podem ser físicas, como que está em cima da sua mesa, ou virtual como a de seu email. Todas as coisas devem ir para Caixas de Entradas. Correspondência, idéias, tudo. Um caderno de notas, ou qualquer outro meio de fácil acesso precisa estar sempre por perto para servir de caixa de entrada.
Cada item da caixa de entrada, durante a verificação periódica, deve receber uma das três ações, se ela não for passível de ação:
- Jogar fora, guardamos muito lixo. É preciso identificar o que tem real importância.
- Postergar, ler o Guia do Mochileiro das Galáxias não é uma tarefa para agora. Algum dia, talvez, eu leia.
- Arquivar, um folder lhe deu uma idéia para um projeto precisa ser guardado para referência futura.
Se for passível de ação, considere se levará mais de 2 minutos. Não levando, execute-a imediatamente. Dará menos trabalho. Levando mais de 3 minutos, você deverá fazer uma das opções abaixo:
- Adicionar na sua lista de próximas tarefas
- Adicionar a sua lista de projetos
- Delegar para alguém
- Marcar como compromisso no seu calendário
O objetivo desse post não é esmiuçar o GTD. Para isso existem livros e sites sobre o assunto. O livro que lança onde David Allen conceito, apesar do nome de auto-ajuda, é muito bom e vale a pena ser lido. A Arte de Fazer Acontecer. O que desejo é plantar a semente do GTD para falarmos em breve sobre software para GTD.