opiniãoreviews

iCloud vs. iDisk

Até o presente momento não existe um posicionamento oficial a respeito da sobrevivência do iDisk no futuro iCloud.

Desenvolvedores podem criar contas iCloud. Nelas o email, Buscar meu Dispositivo, Sequência de Foto, Calendário, Lembretes, Notas e Favoritos estão funcionando. O Galeria e iDisk não estão permitindo o acesso com contas iCloud.

O iCloud funciona como um guarda-volume de arquivo para as aplicações. Os desenvolvedores agora podem fazer com que seus apps ao invés de salvar os arquivos no dispositivo, salvem no iCloud. Esse mesmo arquivo estaria disponível em outros dispositivo como iPad’s e Mac’s rodando o Lion.

Por exemplo, inicio a edição de um Keynote no iPhone, salvo usando o iCloud. Continuo a edição no iPad. E finalizo no MacBook Pro. Sem nenhum tipo de complicação. Tudo transparente para o usuário. O arquivo do Keynote  simplesmente estará disponível nos meu dispositivos.

A orientação passa a ser por aplicativo. E não mais por arquivo. Não mais editaremos um arquivo do Word no Pages, ou no Documents To Go. Editaremos um Documents To Go. Ou um Pages. Ou um Word. A mudança de paradigma é gigantesca.

A Apple pode realmente fechar o acesso ao arquivo, permitindo apenas o próprio app. Entretanto é mais provável que o iDisk sobreviva. É esperar para ver?

E você? Qual é a sua aposta?

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close