dicas

Instalação limpa do Mountain Lion

Não há muitas precauções para atualizar o OS X. Exceto o mandatório backup e reparar o histórico problemas das permissões no utilitário de disco.

O Mountain Lion é distribuído pela Mac App Store por 20obamas. Basta comprar, baixar e clicar no “Instalar OS X Mountain Lion” dentro da pasta de aplicativos. 

Mas e se eu quiser fazer uma instalação limpa, um clean install?

Pode ser que o Mountain Lion entre de “mau jeito” na máquina. Pois é, isso acontece. Se o Mountain Lion parece muito ruim, tente fazer uma instalação limpa. Ou então, se o seu OS X atual está muito “instavél”.

  • No Finder, na pasta de aplicativos, clique com o botão direito em cima do “Instalar OS X Mountain Lion” e escolha “Mostrar Conteúdo do Pacote”. Não está encontrando a instalação?
  • Navegue para Contents -> SharedSupport e copie o arquivo “InstallESD.dmg” para o desktop
  • Com um pendrive ou HD Externo, de 8GB ao menos, conectado abra o Utilitário de Disco, que fica dentro da pasta Aplicativos/Utilitários. O PenDrive precisa estar desmontado! Importante: os arquivos desses pendrive serão apagados.
  • Selecione o pendrive na coluna esquerda, clique na aba restaurar, selecione o “InstallESD.dmg” como fonte e certifique que o pendrive está marcado como destino. Clique em restaurar
  • Quando terminar, deixe o pendrive conectado, e reinicie o computador mantendo a tecla “Option” pressionada até aparecer uma seleção de drives de inicialização e escolha o pendrive
  • Quando o instalador estiver inicializado, selecione “Utilitário de Disco” no menu utilitários e apague o seu HD
  • Agora basta deixar o instalador continuar o seu processo
Não se esqueça de verificar se seu Mac suporta o Mountain Lion?

E será que você consegue o Mountain Lion de graça?

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close