opinião

Integração entre Aplicativos no iOS: Apenas questão de interesse dos desenvolvedores

Algumas coisas que agilizariam no mundo iOS não existem. De fato, algumas coisas que existem no mundo Android não existem no iOS. Vejam o caso dos teclados. A flexibilidade do Android permite essas manobras que a quatro anos já existem e somente agora vem chegando modestamente ao iOS. É um bom sinal, antes tarde do que nunca.

No entanto, entre “muitos” desses recursos, várias pessoas alegam que o iOS não tem um sistema de compartilhamento de informação entre Apps e que toda App no iOS precisa copiar de um e colar no outro ou entrar na outra App e pedir para adicionar, necessitando de muitos toques para finalizar a operação. Resumindo, a falta de integração entre os apps no iOS o torna engessado.

Na verdade, isso não procede desta forma.Para isso temos que mirar exatamente onde está o problema, buscando saber se de fato a Apple não dá recursos de sistema para que seja possível tal característica. O iOS realmente tem a dita falta de integração entre os Apps?

Em poucos palavras: Não! A Apple não tem a dita falta de integração entre Apps. Ela tem recursos que servem como base para sistemas se comunicarem e trocar mensagens tranquilamente. Esse recurso se chama URL Scheme. E para nossa surpresa algumas Apps, bem conhecidas, provam nitidamente isso.

A App Pocket, que serve para armazena conteúdo que será consumido depois. Viu uma URL no Twitter, tem muita coisa para fazer agora, mas não quer perde-la, Copia e Abre a App. O Pocket percebe que existe uma URL na Área de Transferência e pergunta se você deseja colar aquele link. Toque em sim e pronto!

Mais tarde, você passa a consumir essas informações. Leu no Pocket e quer enviar para o Evernote? Ok! Ele faz. Além do Evernote ele tem integração com Facebook, Twitter, Buffer, Safari, Google Chrome, App.net, Box.com, Delicious, Diigo, Kippt, Linkedin, Pinboard, Reddit, StumbleUpon, Tumblr, WordPress, Mail, Omnifocus e Twitter para iPhone. Além de, claro, permitir copiar o Link para colar em qualquer outro lugar.

O Pocket tem praticamente integração com todas os meios possíveis e conhecidos.

PastedGraphic-4

Tocando em More, ela abre uma infinidade de Aplicativos e Serviços disponíveis.

PastedGraphic-5

Mas se o Pocket consegue isso, porque as outras Apps não têm?

Outra App chamada App.net também tem uma integração interessante com outras Apps. Vendo um post nele, você consegue enviar para Facebook, Twitter, Safari, Google Chrome, App.net, iMessage, Pocket, 1Password, Instapaper, Readability, Mail e Pinboard. Além de também, claro, permitir copiar o Link para colar em qualquer outro lugar.

PastedGraphic-6

Como todo Sistema Operacional, o OS X tem parte de sua força concentrada na sua comunidade de desenvolvedores, que disponibilizam APIs que são utilizadas para darem recursos como esses. Os dois principais Frameworks utilizados hoje para troca de mensagens são:

x-callback-url
overshare-kit

Por esses dois Frameworks esses Aplicativos conseguem o que todos alegam não ser possível.

Etiquetas
Close