opinião

iPhone e suas surpresas

Coisa de 2 semanas atrás, numa curta viagem de trabalho, esqueci o meu fone de ouvido Apple. Comprei um fone genérico e barato, portanto sem microfone ou controles de volume, na primeira oportunidade de tive.

Já acostumado ao fone recebi uma ligação. Atendi escutando no fone e falando no microfone do iPhone. Isso não é uma novidade, ou supresa para mim. O iPhone identifica que o fone não possui microfone e abre a captação de voz do próprio aparelho.

Agora sim, vem o que me surpreendeu.

Estava na rua e ventava. Acabava escutando o barulho do vento no microfone. Para não incomodar coloquei a mão, tapando, em cima do microfone inferior. Mas o barulho continuou. Por 5 segundos imaginei que era o meu vento no meu ouvido ou em algum ponto do fone genérico.

Quando tive o insight de tapar o microfone superior ao lado do conector do fone de ouvido. O barulho parou.

Foi uma grata surpresa.

Já sabia que em FaceTime o microfone superior era usado como captação ativa e não como eliminação de ruídos. Mas imaginava que era apenas no FaceTime.

Agora sei, depois de testar, que em qualquer ligação viva-voz, ou por fone sem microfone, e também em qualquer gravação vídeo é usado o microfone superior.

Podem testar. Fiz com meu iPhone 4S. Iniciem um vídeo e passem o dedo pelo microfone superior e também pelo inferior. Não haverá ruído ao passar o dedo na parte inferior.

O iPhone 5 tem 3 microfones para ter um resultado ainda melhor.

iPhone5-3mics

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar