opinião

Mailbox e Inbox Zero

mailbox-entrada

O Mailbox está sendo vendido como um cliente de email. Talvez a melhor definição para ele seja um gerenciador de tarefas baseado em email.

É preciso ter bem claro o conceito de Inbox Zero.

Os Email são tarefas, ações dentro do Mailbox.

Estando na Caixa de Entrada, um swype curto para a direita, faz aparecer um check verde, que leva o email para o “arquivo”, como se a tarefa estivesse feita.

mailbox-arquivo

Um swype longo, X vermelho, deleta a mensagem.

mailbox-apagar

Particularmente, achei esse variação no swype genial. Acho simples o swype, porém limitado. Só é possível associar dois movimentos. Para esquerda ou para direita. Com o conceito de “curto” e “longo” as possibilidades dobram.

Um swype para a esquerda, faz aparecer um relógio amarelo, para você ser lembrado em algum momento futuro sobre aquela ação.

mailbox-aguardando

Na verdade, a barra superior define os três estados de uma tarefa. Aguardando, Caixa de Entrada e Arquivo.

mailbox-estados

Um swype na direção do estado, leva a ação para esse estado. Ou seja, estando no arquivo, um swype para a esquerda, leva a tarefa para a caixa de entrada.

mailbox-voltar

Simples e eficiente para o meu caso que encaminho tudo para o OmniFocus/Evernote.

Isso faz com que eu não me importe tanto com o fato de não poder usar as etiquetas já definidas no GMail. Sim, o Mailbox só funciona com o GMail. Ele permite criar outras etiquetas mias dentro de um universo a parte.

Ainda não decidi como fazer com o “a responder”. Por agora, estou colocando no aguardando.

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close