opinião

O iOS está ficando ultrapassado?

O iOS é um sistema de 2007. Época que as redes sociais eram uma “aposta”. Redes sociais no iOS é feito via App. O Windows Phone, em suas versões mais recentes, integraram as Redes Sociais. A Apple se mexeu e integrou no iOS 6.

Ainda que ache a solução do Windows Phone mais elegante, não acho ruim o modelo do iOS. O modelo do iOS é modelo de Apps. No WP eu mando a informação para a pessoa, é um hub de comunicação. NO iOS o envio é feito via “app”. É outro modelo. Mas mostra que a Apple está antenada.

NO iOS 6 também tivemos o Mapas da Apple. E com a recente jogada do Google em fechar o Google Reader, penso que a Apple fez o movimento certo. Não se pode confiar em terceiros. Sparrow foi comprado. Mailbox também.

A Apple pode não ter utilizado a melhor estratégia para os Mapas. Tenho dúvidas. Mapas é o tipo de coisa que precisa ser usado para ser corrigido. Mais cedo ou mais tarde ia estourar muitos erros por mais cuidado que a Apple tivesse. Mas acredito que a Apple foi confiante demais no seu taco.

Com o lançamento do Galaxy S4 e a enxurrada de novidades de software refiz a pergunta o iOS está ficando ultrapassado?

Não falo da interface em si. Isso acho q não vai mudar. O Word 6.0 do windows 95 é ultrapassado mas atenderia perfeitamente as minhas necessidade hoje.

Falo exatamente isso das minhas necessidades.

E mais o Windows 8 mudou a interface e tem deixado muita gente desconfortável.

Boa parte das novidades presentes no S4 podem ser feitas no iOS com Apps de terceiros. Dual Camera.

Será que a Apple deveria incorporar esses Apps?

Hoje penso que sim.

Como já externei: Não se pode confiar em terceiros.

Ainda que exista o risco do iOS se transformar num “mostrengão”. A Apple deveria pensar nisso.

Os dev’s ampliaram muito o que se pode fazer com os iTrecos. Hora da Apple incorporar essas novidades e deixar os dev’s se reinventarem.

Isso é bom para nós consumidores.

Não falo de roubar ideias. Falo de tornar essas ideias acessíveis para todos. E pagar o que é devido a quem é de direito. Muitos usuários do iOS nunca instalaram, nem irão, apps.

O S4, penso, ainda não fiz a prova dos 9, não vai me tornar mais produtivo do que com o iPhone. E diria mais, não me sinto particularmente atraído por tais novidades. Mas isso nào é motivo para não ter tais novidades.

A Apple incorporou muitos novidades no iOS. Está na hora de incorporar mais.

E quem sabe, né Ive, redesenhar totalmente suas características?

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close