notícias

O que a Apple está esperando para liberar o iPhone 5 no Brasil?

Juro que queria saber.

Os iPhones 5 estão lá. Prontinhos.

Consigo imaginar alguns motivos. Mas é pura, repito, pura especulação:

  • Siri pt-BR, já deveria ter saído. A Apple também está se segurando aqui. Provável que saia com o iOS 6.1. Seria com certeza um baita diferencial para o mercado brazuca. Mas geralmente são poucas unidades destinadas ao Brasil. Faz sentido?
  • Estoque, talvez a Apple considere que tem um número muito baixo no estoque e demoraria muito para chegar a segunda leva do carregamento.
  • Fabricação, é possível que a Apple assuma que importar está muito caro e quer que a segunda leva seja de iPhone 5 nacionais. Se a fábrica chinesa já tem dificuldade em montar o iPhone 5, imagina a brasileira que tem  apenas 1 ano de experiência?
  • iPad mini, lançamento casado.
  • Loja da Apple no Rio, ficar pronta e fazer um mega lançamento.

É muito difícil prever as as coisas em se falando de Apple. Nem ela mesmo consegue. o iTunes 11 está pelo menos 20 dias atrasado. E foi erro mesmo. As caixas do iPads mini estão com iTunes 11 impresso. Ou terá sido proposital? ela num quis imprimir “duas caixas”? Não acredito. Arranha demais a imagem da empresa um erro de previsão desses.

Descarto a questão de lançamento casado. Por que a Apple faria isso? Se fosse assim poderia ter esperado a iBookstore. Ano passado ela também não esperou. E o iPad mini é um produto de outro segmento, diferente do iPhone 5. E a loja acredito que vai ficar para o ano que vem.

Demora para importar o segundo carregamento? A Apple não se importa com isso. Há falhas no seu principal mercado, o americano, e ela não está nem aí.

Palpito, mesmo, que seja alguma coisa na fabricação associado ao alto custo da importação e aos benefícios fiscais já autorizados.

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar