opinião

O que esperar do iPhone 5?

Com a liberação do iOS 5, podemos imaginar melhor o que deve conter no iPhone 5.

Não há novas APIs. Ou seja, não veremos nenhum hardware novo. Nada de NFC, de câmera 3D, tela 3D, ou qualquer outra novidade.

O que veremos no iPhone 5 é mais do mesmo. Mais processamento, mais gráficos, mais câmera…

O processador deverá ser o do iPad 2, o A5. Não creio num A5 single core. O custo de produção do chip não justificaria.

Tanto o iPhone 3GS quanto o 4 usam como chip gráfico o PowerVR SGX535. Ele deverá ser atualizado para o PowerVR SGX543MP que acelera os gráficos do iPad 2. E permitirá ao iPhone 5 o Espelhamento de Tela nos mesmos moldes do iPad2.

As versões GSM e CDMA seriam integradas. Nos iOS 5, vemos referências de apenas 2 iPad 3. Um forte indício do chip GSM/CDMA unificado passará a ser usado.

Algum tipo de melhoria na câmera deve ser feita. 8 megapixels, vídeo em Full-HD. O maior inconveniente disso é a capacidade de armazenamento necessária para salvar um vídeo Full-HD. O iCloud sinaliza claramente que o armazenamento não será expandido. Mas um dia esses recursos precisam aparecer.

Maior armazenamento implica em sincronismos mais lentos. E com o iCloud com 5 gigas extra de armazenamento, não há por que a Apple sair do vitorioso 16/32 GB. Exceto, pelas melhorias da nova câmera.

Uma aposta minha é de termos a unificação do iPod Touch e iPhone. Nada como iPod Touch Wi-Fi e iPod Touch 3G. A marca iPhone é muito forte e a Apple não vai abandoná-la. iPhone Wi-Fi é tão ruim quanto iPod Touch 3G. Os nomes devem ser preservados. Mas algum tipo de união será adotada. O primeiro passo já foi dado: ambos terão a mesma data de lançamento.

Rumores de uma bateria removível são infundados. É mais um desejo que qualquer coisa. A Apple se move por padrões. Até hoje não temos uma bateria removível para iPod. Nos MacBook esse recurso foi permitido tem pouco tempo.

E você aposta em que? Tuíte!

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close